O programa de auxílio financeiro para famílias de baixa renda em Altamira, antes chamado de “Bênção”, agora tem um novo nome: “Cartão Solidário”. Além da mudança no nome, o valor pago às famílias também foi reajustado, passando de R$ 200 para R$ 300 e as famílias irão receber capacitação para o mercado de trabalho.
No entanto, os beneficiários que esperavam receber o pagamento no último dia 10 de janeiro ainda não viram o dinheiro. Segundo a prefeitura, isso aconteceu porque a gestão anterior não deixou recursos suficientes para o pagamento e também não realizou uma transição administrativa adequada. Já o ex-prefeito informou através das redes sociais dele que "todos os cadastros estão na SEMAPS em uma base de dados que a equipe tem acesso sem qualquer impedimento".
Recadastramento obrigatório
Para organizar a situação, a Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social (SEMAPS) anunciou que será feito um recadastramento de todas as famílias que participam do programa. O recadastramento começa no dia 16 de janeiro de 2025 e será obrigatório para que os beneficiários continuem recebendo o auxílio.
Como vai funcionar o recadastramento?
As famílias que já participam do programa devem aguardar as orientações da prefeitura, que vai divulgar em breve os documentos necessários e como será o processo.