Terça, 14 de Janeiro de 2025
21°C 30°C
Altamira, PA
Publicidade

Golpe da indenização do Serasa por vazamento de dados volta a circular nas redes sociais

Confira como se proteger de cair em golpes como esse

Karina Pinto
Por: Karina Pinto
11/01/2025 às 09h02 Atualizada em 14/01/2025 às 11h26
Golpe da indenização do Serasa por vazamento de dados volta a circular nas redes sociais
Foto: Divulgação

Você já deve ter visto essa informação em algum lugar: Serasa vai pagar uma indenização para quem teve seus dados vazados. Muita gente já viu, inclusive aqui na nossa região. Em algumas publicações bem elaboradas, os vídeos simulam reportagens de veículos de comunicação informando que as pessoas teriam direito a indenizações de R$30 mil reais. Parece muito justo, para quem teve os dados vazados, mas é fake. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Essa promessa de indenização é falsa e circula pelas redes sociais desde janeiro de 2023, com a falsa promessa de dinheiro fácil, o que atraiu milhares de vítimas em todo o país. Em Altamira, no Sudoeste do Pará, muitas pessoas começaram a receber mensagens semelhantes, na dúvida, essa mulher pediu ajuda a nossa equipe de reportagem. 

“Tá saindo muito nas redes sociais que quem teve seus dados vazados têm uma indenização para receber do Serasa, e eu queria saber se é verdade e qual é o site, o link, pra gente entrar e saber se tem direito.", perguntou.

Com medo de golpes na internet, ela ainda se preocupou em checar. A preocupação da moradora tem fundamento. O número de golpes aplicados na internet. Em 2024, 40,85 milhões de pessoas perderam dinheiro após caírem em falsas promessas na internet em todo o país, segundo o Instituto Datasenado. 

O Serasa já desmentiu a informação sobre os vazamentos de dados, e reforça em suas plataformas que essa promessa de indenização é um golpe aplicado por criminosos para terem acesso aos dados das pessoas, como nome completo, CPF, data de nascimento e endereço. Assim, eles podem abrir contas em bancos, pedir cartão de crédito e até fazer empréstimos, entre outras transações. 

Fraudes financeiras sempre existiram, mas com o advento da internet e agora com ajuda da Inteligência Artificial, elas se tornaram cada vez mais sofisticadas. Para se proteger as pessoas precisam ficar atentas. 

Desconfie da promessa de dinheiro fácil. Esse milagre não existe; não clique em links e não repasse ou confirme dados pessoais sem antes saber se aquela “informação” que estão compartilhando com você é verdadeira. Em geral, é falsa. Mesmo que a fonte pareça verdadeira num primeiro momento, lembre-se que empresas sérias, instituições financeiras e bancos não costumam pedir informações sensíveis por links. Na dúvida, interrompa a operação e entre em contato direto com seu banco ou com a empresa em questão; verifique a URL dos sites antes de clicar. Sites criminosos podem apresentar erros de digitação e links quebrados. Se desconfiar, não clique. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.