Terça, 14 de Janeiro de 2025
21°C 30°C
Altamira, PA
Publicidade

URGENTE: servidor público aguarda liberação de leito no Hospital Regional em Altamira

Paciente está com suspeita de cirrose hepática e família pede ajuda

Raiany Brito
Por: Raiany Brito
10/01/2025 às 11h04 Atualizada em 10/01/2025 às 11h33
URGENTE: servidor público aguarda liberação de leito no Hospital Regional em Altamira
Foto: Divulgação

O seu Luiz Farias, de 67 anos, está com suspeita de cirrose hepática e outras complicações de saúde, o idoso foi internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Altamira, no começo da semana, onde segue aguardando por um leito no Hospital Regional Público da Transamazônica.

Continua após a publicidade
Anúncio

"Essa situação do meu sogro, até agora nada, porque aqui é só urgência e emergência.", disse a familiar.

Seu Luiz é muito conhecido em Altamira, só no Departamento de Iluminação Pública foram 20 anos trabalhando como eletricista. A família pede agilidade na transferência para que o tratamento adequado seja iniciado após diagnóstico de um especialista.

"Mas desde outubro meu pai está bem debilitado e precisa de um leito pra ele. Não é fácil a situação dele.", desabafou Lucivanio Silva, filho dele.

Essa não é a primeira vez que a Vale do Xingu é acionada por familiares de pacientes na UPA aguardando vaga no regional. No ano passado, uma dona de casa com uma doença rara na pele ficou meses internada no Hospital Geral de Altamira, mas segundo a família, a intenção era uma transferência para uma unidade de alta complexidade, quando isso aconteceu, pouco tempo depois ela não resistiu.

Também em 2024, o cinegrafista Regis Almeida, lotado na prefeitura de Vitória do Xingu sofreu um AVC, ele deu entrada no Hospital Público da Transamazônica, mas precisava passar com especialistas na capital, após dias de espera e acionar a imprensa, o leito saiu, mas o profissional teve complicações e morreu antes de embarcar.

Nós questionamos a Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará para saber se há um plano emergencial para garantir atendimento para os moradores do Xingu com a ampliação no número de leitos em Altamira e também transferência para Belém e outras unidades hospitalares em território paraense quando necessário. 

"Por favor nos ajude a conseguir esse leito porque ele está com problemas no fígado.", finalizou o filho.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA) informou que o paciente está cadastrado no Sistema Estadual de Regulação e é acompanhado pela equipe de regulação estadual para viabilização de leito.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.