Terça, 14 de Janeiro de 2025
21°C 30°C
Altamira, PA
Publicidade

'Infelizmente fecharia as portas', diz diretora da UPA durante visita em Altamira

Autoridades estiveram na unidade de saúde e constataram condições precárias

Athaynara Farias
Por: Athaynara Farias
09/01/2025 às 11h14 Atualizada em 14/01/2025 às 11h28
'Infelizmente fecharia as portas', diz diretora da UPA durante visita em Altamira
Foto: Glenda Oliveira

Durante uma visita à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na manhã desta quinta-feira (9), prefeitura, Secretaria de Saúde e Câmara de Vereadores observaram de perto e ouviram pacientes sobre o atendimento e os serviços ofertados. Segundo a diretora, se hoje a Agência Nacional de Vigilância Sanitária fizesse uma fiscalização na unidade, o resultado não seria bom.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Nós estamos trabalhando dentro das possibilidades que encontramos hoje. A gente trabalha com o que a gente tem, tá difícil. Infelizmente, fecharia as portas, por causa das condições que se encontram hoje e da assistência aos pacientes.”, explicou Simone Moreschi, diretora da UPA.

Para tentar mudar esse cenário, uma reforma será realizada na Unidade de saúde. Uma obra que está orçada inicialmente em mais de R$ 1.850.000,00 reais. 

“Esse recurso em caixa nós iremos utilizar em parceria junto com a prefeitura e iremos utilizar recursos da própria secretaria de saúde, para fazer essa reforma.”, disse Maurício Nascimento, secretário de saúde.

Segundo a diretoria da UPA, mais de 11 mil pacientes passam pela unidade por mês, não só moradores de Altamira, mas da região do Xingu. Outro ponto citado durante a coletiva foi sobre a viabilização de leitos que já foram disponibilizados no Hospital Geral de Altamira, o que faz com que desafogue a lista de pacientes que precisam de atendimento de saúde.

“Em breve eu estarei com o Governador, ele sempre faz 3 pedidos aos prefeitos, e eu já tenho esses pedidos, é a retomada desse Hospital Materno Infantil que está parado aqui, a ampliação do HRPT que já está pequeno, com 24 anos, com os mesmos leitos. Ontem no HGA nós aumentamos alguns leitos que estavam fechados e o UNACON, porque uma parte dos pacientes do TFD são de câncer. Nós iremos dar o nosso melhor.”, finalizou Loredan Mello, prefeito de Altamira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.