Os temporais chegaram com tudo em Altamira desde o início de 2025. Esta semana o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta para chuvas intensas em diversas regiões do país, incluindo o Pará. Alagamentos e alguns transtornos já foram registrados somente na primeira semana do ano. Porém, o fenômeno El Niño influenciou no inverno que chegou um pouco mais tarde nos municípios do Xingu.
“Terminou agora o processo de El Niño, estamos nesse percurso de adaptação, das dinâmicas climáticas. O período chuvoso começou agora, tardio, em janeiro. E a previsão do INMET é que seja um pouco abaixo da média do previsto, tanto para janeiro como para o primeiro trimestre.”, disse Livânia Norberta, doutora em Geografia.
No Pará devido o tipo climático predominante, o período chuvoso, chamado de inverno amazônico, ocorre quando no país e na América do Sul, está sob a estação do verão. Ele se refere ao período chuvoso, que geralmente começa em dezembro e se intensifica entre janeiro e maio, dependendo da região.
A previsão para o restante do mês indica que o padrão continuará, com pancadas frequentes e possibilidade de temporais. O período chuvoso, que se estende até meados de abril, exige atenção redobrada, especialmente nas áreas de maior vulnerabilidade. Ainda segundo Livânia, não há previsões sobre até quando o inverno continuará.
“Para o primeiro trimestre há um volume de chuvas abaixo da média que é o que eles chamam de ‘veranico’, esse veranico ocorre de tempos em tempos. Estamos dentro desse processo de alteração de mudanças climáticas, então não tem como prever se junho ou julho.”, explicou.
O alerta do INMET prevê precipitações de até 100 mm por dia e ventos que podem chegar a 100 km/h.