Após chuvas intensas que atingiram a região, moradores do travessão do Santana, localizado na área rural de Anapu, no sudoeste do Pará, que dependem do trecho para trafegar, foram surpreendidos pela inundação, que deixou o local completamente submerso no final da tarde desta terça-feira (07). O fluxo de água é intenso e, mesmo com os riscos, algumas pessoas tentam atravessar o trecho para chegar aos seus destinos. A situação se agravou com o colapso de uma ponte de 22 metros de altura, que foi arrastada pela força das águas.
De acordo com a previsão do tempo, Anapu deve registrar um acumulado de 316 milímetros de chuva ao longo do mês de janeiro. Somente no dia em que o travessão ficou alagado, foram registrados 21 milímetros de chuva, o equivalente a 6,65% do volume total esperado para o mês. A estimativa é de que mais temporais atinjam a região nos próximos dias.
Previsão para janeiro de 2025: 316 milímetros
Registro em um único dia: 21 milímetros
Percentual acumulado: 6,65%
Fonte: Climatempo
Em nota, a nova gestão municipal informou que está adotando medidas emergenciais para enfrentar os impactos das inundações. Entre as ações previstas estão a reconstrução da ponte da Vicinal do Santana, que será projetada para suportar condições climáticas extremas do inverno amazônico, e o planejamento de soluções para garantir maior segurança e durabilidade da infraestrutura local. A prefeitura também destacou que medidas de apoio estão sendo organizadas para atender à população afetada pelas cheias.