Um vídeo gravado por um motorista de aplicativo em Belém, capital do estado do Pará, viralizou nas redes sociais e gerou repercussão. No registro, o passageiro, que não teve a identidade revelada, pede para que o trajeto da corrida seja alterado, alegando estar sendo agredido pelo motorista.
Ver essa foto no Instagram
O vídeo começa com o motorista informando que o passageiro solicitou uma mudança no percurso da corrida. Logo após, o homem no banco de trás do veículo começa a gritar, afirmando: "Eu estou sendo vítima aqui deste motorista, pra todo mundo ver que eu vou postar esse vídeo".
A situação rapidamente saiu do controle, com o passageiro começando a pedir socorro e gritar: "Esse motorista me agrediu, socorro, socorro, me ajudem, socorro", enquanto o motorista permanece em silêncio, sem reagir. O vídeo termina com ambos em um clima tenso.
Não há informações claras sobre a motivação da confusão entre o motorista e o passageiro, e a gravação não revela detalhes sobre o que teria gerado o pedido de mudança no trajeto. O incidente gerou uma série de especulações nas redes sociais, mas ainda não há confirmações sobre o que realmente ocorreu. Em entrevista para um portal de notícias, o motorista disse: "Se não estivesse sendo filmado, talvez a situação tivesse tomado outro rumo".
Após a repercussão do caso, o passageiro se pronunciou nas redes sociais: "Ele já tinha feito a agressão à minha pessoa, no caso a agressão foi o racismo. O aplicativo GPS estava dando um caminho que vocês sabem que às vezes o GPS coloca um caminho que não é o caminho real. E eu solicitei a ele que fosse por outro caminho, um caminho que não teria muita alteração, pois o destino seria o mesmo. Mas esse motorista, por eu ser um homem negro e ele ser um senhor branco, achou que àquela altura eu estaria fazendo alterações para talvez, quem sabe, assaltá-lo ou algo desse jeito. E aí ele solicitou que eu descesse do carro”, disse. Ele falou ainda que só começou a gravar depois do motorista pedir que ele descesse do veículo antes da corrida terminar.