A chuva que iniciou na noite de quarta-feira (4), por volta das 21h30, pegou de surpresa muitos moradores de Altamira, no sudoeste do Pará, que estavam na fila para realizar o cadastro no Programa Habitacional “Minha Casa, Minha Vida”. Uma gravação feita por populares mostrou o momento em que as pessoas, não esperando a mudança repentina no clima, precisaram se abrigar ao lado do Centro de Eventos, local onde o cadastro está sendo feito.
O tempo nublado mostra que o inverno já chegou em Altamira, só que mesmo assim, as pessoas que estão fazendo o cadastro no programa permaneceram na fila. E na hora da chuva na madrugada precisaram se virar. Maria Cícera conta que chegou na fila na tarde de quarta-feira (4), por volta de 16h. Ela foi preparada com lençol, um café, a própria cadeira e casaco para enfrentar o frio e na hora da chuva as cadeiras foram utilizadas para manter a fila organizada enquanto as pessoas escapavam da chuva.
"Como eles não abriram para a gente entrar, um bocado foi para debaixo de lona que eles trouxeram, outros ficaram embaixo de sombrinha, outros correram para a Rodoviária, se não tinham se molhado.", disse a funcionária pública.
O programa vai contemplar 504 pessoas, que moram em Altamira, o cadastro é realizado pela prefeitura e em seguida a Caixa Econômica Federal fará a análise de cada inscrito. Nazira Zimermamm chegou ainda pela madrugada e garantiu o lugar na fila, a chuva acabou molhando os documentos, mas no fim deu tudo certo. Agora ela espera conseguir uma casa para morar com a filha e o genro.
"Deus me ajude que eu consiga, tô precisando.", desabafou a dona de casa.
A fase de cadastro vai continuar nesta semana, até a próxima sexta-feira (6). As próximas iniciais serão: R, S, T, U, V, W, X, Y e Z. E a previsão, segundo o site Climatempo, há previsão de chuva e tempo nublado para o município.