Nesta terça-feira (3), a Polícia Civil deflagrou a Operação "Turma da Mônica" com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e posse ilegal de armas. As ações ocorreram simultaneamente nos municípios de Itaituba, Rurópolis, Santarém e Manaus.
Com o apoio de 27 policiais civis, 16 policiais rodoviários federais e 16 policiais militares, a operação cumpriu 7 dos 12 mandados de prisão expedidos, além de executar 15 mandados de busca e apreensão. Durante as diligências, foram apreendidos: 7 veículos, avaliados em aproximadamente R$ 800 mil; 2 espingardas e 200 gramas de maconha.
Em Rurópolis, um dos alvos foi preso em flagrante por posse de uma pistola 9mm. As investigações apontaram que o grupo criminoso movimentou cerca de R$ 12 milhões por meio de empresas de fachada, utilizando principalmente a compra e venda de veículos como forma de lavagem de dinheiro.
A operação ainda está em andamento, com buscas por foragidos e investigações para identificar outros envolvidos na organização.