Moradores do bairro São Joaquim, em Altamira, no sudoeste do Pará, denunciam que estão sem água há vários dias. A mangueira atravessa a rua e sai da única torneira que ainda tem água no bairro.
Existe um local onde fica a central de captação de água do bairro São Joaquim que possui 10 caixas d'água para atender a todo o bairro, mas sem água, a estrutura está parada e os moradores sem uma gota sequer para beber.
"O abastecimento das ruas está complicado, ninguém resolve nada por parte da prefeitura. Os caminhões vêm e abastece, mas a água não chega para todo mundo. Algumas casas estão há mais de 3 meses sem o líquido.", disse uma moradora.
Muitos dizem que o problema é a bomba, outros acreditam que o poço secou. Sem ter certeza do que está provocando a falta de água no São Joaquim, os moradores se viram como podem. Com a pia repleta de louça e as roupas por lavar, uma moradora mostra a situação.
Com filhos pequenos, a moradora reclama, e diz que manter as crianças na escola, sem água em casa, é uma missão muito difícil.
"Eu tenho um filho que é autista e é bem difícil e nesse calor que está sem água, fica bem agitado. A água temos que estar buscando em outros bairros.", relatou.
Na parte central do bairro, os moradores se revezam, a mangueira que atravessa a rua vai entrando de casa em casa, até que todos consigam pegar pelo menos o suficiente para beber e fazer alguns serviços domésticos, até que a situação se resolva. Durante a permanência da nossa equipe no bairro, um caminhão pipa chegou. Ele pega água das caixas e leva para outras partes do bairro, onde não há como improvisar com as mangueiras.
Segundo o presidente do bairro, o problema tem origem no vandalismo. Peças da bomba foram furtadas, aqui no local, a grade que protege a estrutura, está cortada, e o equipamento danificado.
Por meio de nota, a prefeitura de Altamira informou através da Coordenadoria de Saneamento de Altamira (Cosalt), que, devido a um problema técnico, foi necessária a substituição da bomba responsável pelo abastecimento de água no bairro Paixão de Cristo. A Cosalt informou que uma nova bomba já foi instalada e está em operação para normalizar o fornecimento de água na localidade.
Além disso, a nota diz que, carros-pipa foram disponibilizados para atender as necessidades imediatas da população, garantindo acesso à água enquanto o sistema se estabiliza. A administração municipal agradece a compreensão dos moradores e reforça seu compromisso com a melhoria contínua dos serviços prestados.