Enzzo Lima é estudante do 7° ano do ensino fundamental, ele e mais 24 estudantes vão participar de um campeonato de robótica em Belém. O projeto desenvolvido pela equipe dele é sobre as plataformas de petróleo, que precisam utilizar um mecanismo eficiente de pesagem para estudos de coletas de materiais.
"Acontece uma filtragem onde a água é retirada do petróleo, só que ainda ficam resíduos, por isso é importante ser feito uma pesagem para verificar se ainda tem esses resíduos na água, e ela não pode ser descartada no oceano.", explicou o estudante.
Além dele, a Maria Victoria, integrante da outra equipe, também se prepara com os outros colegas, que desenvolvem um projeto semelhante, voltado para a estabilização de pesagem nos oceanos e mares abertos.
"A gente conversou com vários especialistas que relataram e relatam problemas no transporte no oceano. Muitas marezias, então essas amostras podem acabar se perdendo. Existem outras soluções para questões do balanço, mas são milionárias, e o No Balance não, tem um custo de apenas 120 reais.", disse.
A competição que os alunos da Escola Sesi de Altamira, juntamente com outras escolas públicas que foram escolhidas este ano para participar, vai acontecer durante o início do mês de dezembro na capital do estado, Belém, e vai exigir um esforço intelectual grande dos competidores da cidade.
O professor de robótica, Paulo Kanasiro, está empenhado nas preparações para a competição, e conta que a meta é trazer o máximo de prêmios para Altamira.
"Lá a gente vai disputar umas vagas para a competição nacional com mais de 100 equipes, e o campeonato nacional dá acesso ao internacional.", finalizou o professor.