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Saiba como será o processo de cadastro no programa Minha Casa, Minha Vida em Altamira

Inscrições começam nesta terça-feira (3)

Athaynara Farias
Por: Athaynara Farias
03/12/2024 às 08h11 Atualizada em 03/12/2024 às 10h02
Saiba como será o processo de cadastro no programa Minha Casa, Minha Vida em Altamira
Foto: divulgação

As inscrições para o programa Minha Casa, Minha Vida já tem data marcada para começar, nesta terça-feira (03) e vai até a próxima sexta (06), no Centro de Eventos Vilmar Soares. Entre as recomendações para efetuar a inscrição, está que somente moradores de Altamira poderão se inscrever. A previsão é que as obras iniciem imediatamente no terreno doado pela prefeitura, localizado no bairro São Francisco e o prazo será de 18 meses, esse prazo pode ser estendido até 48. 

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“A nossa área fica ao lado do [bairro] Paixão de Cristo, Jatobá, São Francisco, Santa Ana, perto de Universidade, de hospital, de posto de saúde, de escolas: infantil, fundamental, ensino médio. Tudo isso facilitará para as pessoas que irão morar lá.”, disse o prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, durante coletiva.

Segundo a Prefeitura, o cadastro funcionará de 08h às 16h por ordem alfabética:

  • terça-feira, 3 de dezembro: iniciais A, B, C, D e E;
  • quarta-feira, 4 de dezembro: iniciais F, G, H, I, J, K e L;
  • quinta-feira, 5 de dezembro: iniciais M, N, O, P e Q;
  • sexta-feira, 6 de dezembro: iniciais R, S, T, U, V, W, X, Y e Z.

“Pessoas que tem renda familiar dentro das faixas definidas, dentro da portaria, não possuir imóvel próprio, ou que tenha sido beneficiada por outros programas habitacionais anteriormente, residir na região do empreendimento, comprovar situação de vulnerabilidade socioeconômica.", explicou a Secretária da SEMAPS Vanusa Nascimento.

Além disso, é importante citar que moradores com o benefício do Bolsa Família bloqueado podem se inscrever, mas a recomendação é que tenha a situação atualizada com o Governo Federal. E para quem não tem como comprovar renda, pois não trabalha, fique atento à orientação.

“Nessas situações, a gente vai trabalhar com a autodeclaração, esse processo é importante informar que toda a informação que a gente receber, vamos computar, para poder fazer o repasse porque depois vai ser feito uma triagem, nesse primeiro momento a gente vai ter uma autodeclaração, tanto de comprovante de renda, como de residência. A gente pede que as pessoas que são beneficiárias apenas do Bolsa Família, ou BPC, ou estão como grupo prioritário, levem o extrato do seu benefício no portal Meu INSS, e no Caixa Tem.”, falou a Coordenadora do CadÚnico Luyze Flexa.

Os interessados em participar do programa devem apresentar cópias dos seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de estado civil (certidão de casamento, contrato de união estável, ou certidão de nascimento para solteiros);
  • Comprovante de renda atualizado;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor;
  • Comprovante de residência atual;
  • Certidões de nascimento e CPFs dos filhos menores de 18 anos;
  • Laudo médico atualizado com identificação e Código Internacional de Doenças (CID) para portadores de necessidades especiais.

Após o cadastro, a prefeitura enviará os dados para a Caixa Econômica Federal, onde será feito a seleção. Altamira foi contemplada com 504 apartamentos do programa por meio do Ministério das Cidades. A Semaps disponibilizou um canal de atendimento que irá funcionar somente via WhatsApp, no número (93) 99162-7813, este contato é somente para tirar dúvidas.

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