E se cada um de nós pudéssemos criar a nossa própria galáxia, com as cores e formatos que queríamos, como seria? A história poética da Isabella Emerick já contou um pouco da criatividade que ela teve para criar o próprio livro. Aqui cada um escolheu sobre o assunto que gostaria de abordar. A Beatriz Biondi, de 11 anos, preferiu fazer uma homenagem.
“O meu livro é sobre uma criança, ela é autista, eu fiz especialmente para um amigo meu. Ele se sentia diferente de todas as outras crianças e eu fiz esse livro pra ele, o nome dele é Vinicius.”, explicou a estudante Maria Beatriz Biondi.
Assim como ela, mais de 120 alunos do Colégio Objetivo Sapiens, em Altamira, sudoeste do Pará, tiveram uma noite de artistas com direito a passarela, fotos e autógrafos com os livros que eles criaram, desde a escrita até a ilustração. A noite de autógrafos, que aconteceu na sexta-feira (29), faz parte do projeto “Estante Mágica”, desenvolvido somente na instituição de ensino.
“Esse processo é feito gradualmente. Ele inicia em março quando os alunos pensam na sua história, dialogam com outros professores, porque é feito de maneira interdisciplinar, e a partir disso, eles começam a escrever.”, disse a professora Keslley Emerick.
A ideia do projeto “Estante Mágica” é que os estudantes possam criar a própria história. Uma forma de exercitar a escrita, a leitura e a criatividade.
Neste ano, os alunos que se dedicaram ao projeto são do 2º ao 9º ano do Colégio Objetivo. Após escrito e ilustrado com desenhos autorais, os livros são enviados a uma plataforma digital para assim ser impresso. Na ação os pais também são convidados a participar do projeto, mas a mãe da Bia, lá do início da reportagem, conta que ficou surpresa com o tema abordado pela filha e aprova a ação.
“Esse é um projeto que a gente vê que a leitura que eles fazem, eles se identificam podendo ser os autores da história. Quando eles leem um livro que gostam, eles começam a viajar. Leitura é essa viagem, né?! E ter essa oportunidade de colocar no papel, ter um livro impresso, é muito importante para eles, vão guardar com muita recordação essa fase.”, finalizou a docente Flávia Biondi.
Além dos autógrafos, os alunos também fizeram apresentações aos pais e convidados que foram ao evento.Em mais de 10 anos em primeiro lugar em Altamira, o Colégio Objetivo Sapiens vem se destacando e hoje está entre as 15 melhores instituições do estado do Pará, segundo o portal Indikação. Além de oferecer o ensino em tempo integral, também possui o melhor sistema de ensino bilíngue do Brasil. Um trabalho que mostra a importância da educação.