Uma balsa de transporte fluvial de cargas e passageiros acabou ficando encalhada no Pará, entre os rios Xingu e Tucuruí. A embarcação precisou da ajuda de uma escavadeira para sair do local.
Em um vídeo que circula em redes sociais, mostra uma Escavadeira empurrando uma balsa de transporte que estava encalhada em um trecho seco entre os rios Xingu e Tucuruí, na divisa dos municípios de Senador José Porfírio e Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará. O local está tão seco, que a máquina chegou a entrar na água para realizar o resgate. A escavadeira puxa a embarcação com um cabo de aço.
Após a ajuda da máquina pesada por algumas horas, a balsa consegue sair do ponto seco e segue viagem já pela tarde. Não há informações de quando o incidente aconteceu. A balsa faz o transporte de passageiros e veículos e costuma fazer o trajeto durante o ano. Recentemente, a equipe de Jornalismo da Vale do Xingu esteve nesse mesmo trecho do rio Xingu.
Em imagens aéreas, é possível ver como o rio está seco, já com as margens de um lado e de outro quase encostando. A forte estiagem não impacta somente as embarcações comerciais, ribeirinhos e populações tradicionais também enfrentam dificuldades no deslocamento em alguns trechos do rio e com a falta de peixes para a subsistência do dia a dia.