Alunos do programa "Pmzito", desenvolvido pelo 16° Batalhão de Polícia Militar (BPM), realizaram uma ação de limpeza na orla de Altamira, no sudoeste do Pará, na tarde da última terça-feira (28).
Kauã Nascimento, aluno do programa e juntamente com os outros colegas de curso, participaram da ação educativa de limpeza que aconteceu nas margens do rio Xingu. O estudante conta que gostou de participar da experiência em campo.
"Eu gostei muito da ação, nós recolhemos diversos lixos daqui da frente da cidade, muito plástico, sacolas, vidros. Nós temos que preservar o meio ambiente, porque não são todas as cidades que têm essa beleza que Altamira tem.", disse o estudante.
O projeto, além de ensinar boas práticas na sociedade, inclui também a educação ambiental no currículo. Os participantes aprendem as boas práticas que devem realizar para preservar a natureza.
A ação também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) que auxiliou e orientou sobre as práticas ecológicas. Durante a atividade, a SEMMA explicou que a escolha do local para a ação foi devido o excesso de plástico descartado irregularmente no maior cartão-postal de Altamira.
Os jovens puderam conhecer de perto as ações desenvolvidas pelo órgão em prol da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável na região.
“Nós tivemos o apoio da SEMMA, que deu todo o suporte para essa ação do programa PMzito da PM, onde umas das matérias que eles estudam é sobre a educação ambiental.”, relata o Sargento da PM Maurício Celestino.
Com luvas, sacos e disposição, eles recolheram resíduos acumulados no local, contribuindo para a preservação do espaço público e sensibilizando a comunidade sobre a importância do descarte adequado de lixo. Uma caminhonete ficou carregada com os sacos cheios ao final da ação.