Motoristas de aplicativo se uniram para percorrer as principais ruas de Altamira, no sudoeste do Pará, em uma carreata chamando a atenção da população masculina para a importância dos cuidados com a saúde, principalmente no mês de prevenção ao câncer de próstata. Diogo trabalha no ramo há mais de 2 anos, mas na profissão, está há mais de 10, ele conta que a ação é positiva.
“O novembro azul é muito importante, para que os homens tenham mais consciência e sem preconceito. E é até necessário para a gente porque passamos muito tempo sentados, então ações como essas são necessárias”, diz o Motorista de aplicativo.
A ação foi finalizada no Anel Viário, onde serviços gratuitos de saúde foram disponibilizados, como aferição de pressão arterial, coleta para exames de vista e marcação de consultas com urologista em uma parceria entre a Xingu Mob e Viver Centro de Saúde. A ação, que contou com buzinaços e distribuição de folhetos, chamou a atenção para o autocuidado entre os homens, grupo que tradicionalmente apresenta maior resistência em procurar atendimento médico.
“Essa é uma data muito importante porque a nossa categoria é mais composta por motoristas masculinos, e estamos cada vez mais envolvidos nessas ações voltadas para a saúde e surgiu essa parceria”, afirma o presidente da associação de motoristas de aplicativo Kalebe Moraes.
O Novembro Azul é uma campanha mundial que alerta sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma das principais causas de morte entre homens no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2023, foram estimados cerca de 72 mil novos casos da doença, o que representa aproximadamente 29% de todos os tipos de câncer diagnosticados em homens no país.
“Uma parceira muito legal, motoristas, a maioria, com uma idade mais velha, a essa prevenção e conseguimos unir o útil ao agradável, a gente presta serviços aos motoristas com combos voltados para atendimento com urologista, exames de saúde”, relata o Gerente de marketing Luiz Guilherme.
O câncer de próstata é caracterizado pelo crescimento anormal das células da próstata, uma glândula masculina localizada abaixo da bexiga. Na fase inicial, a doença pode ser silenciosa, dificultando o diagnóstico precoce. Entre os principais sinais de alerta estão a dificuldade ou dor ao urinar, sangue na urina ou no sêmen e dor na região pélvica.
Especialistas recomendam que homens com mais de 50 anos façam consultas regulares com urologistas, e para aqueles com histórico familiar da doença, o acompanhamento deve começar aos 45 anos. Alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos e a redução do consumo de álcool e tabaco são fatores importantes para a prevenção.