Terça, 14 de Janeiro de 2025
21°C 30°C
Altamira, PA
Publicidade

'São integrantes de grupo criminoso atuantes em Altamira', diz polícia sobre ação que resultou na morte de suspeitos de crimes

Operação “Senhor das Armas” resultou em duas prisões, duas mortes e apreensão de armas e drogas no durante o fim de semana

Karina Pinto
Por: Karina Pinto Fonte: Polícia Civil e Polícia Militar
25/11/2024 às 17h16 Atualizada em 27/11/2024 às 15h41
'São integrantes de grupo criminoso atuantes em Altamira', diz polícia sobre ação que resultou na morte de suspeitos de crimes
Foto: Naldo Oliveira/TV Vale do Xingu

Na tarde desta segunda-feira (25), as Polícias Civil e Militar realizaram uma coletiva de imprensa para dar mais detalhes sobre a ação de combate ao crime realizada durante o final de semana, que resultou na prisão de dois homens e na morte de dois suspeitos.

Continua após a publicidade
Anúncio

Intitulada "Senhor das Armas", a operação foi deflagrada no sábado (23) após a polícia confirmar a presença de dois veículos suspeitos onde quatro homens estariam negociando armas e drogas no município de Altamira, no sudoeste do Pará. 

"A Polícia Civil tomou ciência de que haveria um veículo da cor preta realizando o comércio de entorpecentes e o comércio ilegal de armas fogo na região do porto do Pepino, que já é um conhecido ponto pelo tráfico de drogas na região. A equipe realizou uma campana no local, onde visualizou um veículo suspeito com as características semelhantes, pelo fato dos policiais estarem descaracterizados, foi necessário chamar o apoio do grupo tático da 4ª CIME, no qual prontamente apareceu no local e fez uma abordagem no veículo.", explica o delegado Vitor Vargas.

"No momento da vistoria pessoal nada foi encontrado com os elementos, contudo durante a vistoria veicular por debaixo do câmbio foi encontrada uma pistola G2C calibre 9mm, com numeração raspada, juntamente com 11 papelotes de cocaína e 2 papelotes de substância, aparentemente é maconha. Além disso, foi encontrado no veículo uma quantidade aproximada de 847 reais, em grande parte em notas pequenas, o que condiz muito com características de notas típicas de tráfico de drogas", complementa.

Durante a ação policial, um dos carros teria sido interceptado e dois suspeitos presos, Henrique Walace da Silva e Lucas Carvalho. De acordo com a polícia, os criminosos estariam planejando matar um integrante de grupo criminoso rival, mas ainda não há confirmação sobre quem seria o alvo.

"Os dois elementos que foram presos foram o Lucas e o Henrique (...) A informação que temos é de que os quatro elementos são integrantes de um grupo criminoso, e os quatro eram atuantes daqui na cidade de Altamira mesmo. (...) A Polícia Civil teve informações que esses dois elementos que foram presos cometeriam atentado contra a vida de algum integrante do grupo criminoso rival", afirma Vitor Vargas.

Enquanto a polícia efetuava a prisão em flagrante, do outro lado da cidade, a cerca de 10 km de Altamira, na BR-230, o outro carro suspeito tentava deixar a região. A informação foi confirmada e a dupla acabou localizada. Durante a abordagem, um dos suspeitos atirou contra os policiais, que revidaram. Na troca de tiros, Bruno Rodrigo Araújo Costa e Rivaldo Ferreira foram atingidos. Os dois ainda foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas eles não resistiram aos ferimentos e morreram.

 

Bruno e Rivaldo - Foto: Reprodução

 

"A gente sabe que esse problema relacionado a organizações criminosas não é só em Altamira, em todo Brasil, infelizmente acontece essa situação, então o trabalho aqui é sempre estar acompanhando, identificando quem são essas principais lideranças de organizações criminosas que estejam atuando aqui, e evitar que ações criminosas aconteçam, principalmente evitar homicídios… combate ao tráfico de drogas, e a questão do porte ilegal de arma de fogo.", explica o Ten. Cel. Mendes, comandante do 16º BPM

"A gente tem feito um trabalho desde o ano passado, em relação a isso, se deve a questão da redução dos números de homicídios aqui da cidade de Altamira, referente principalmente à questão desse combate que está sendo realizado. Sempre estamos realizando essas operações, que são frutos de informações que nós conseguimos através da nossa inteligência da Polícia Militar, inteligência da Polícia Civil, o trabalho integrado consegue as informações para chegarmos até esses indivíduos que são os principais envolvidos nesses crimes que acontecem relacionados a grupos criminosos", afirma comandante.

Braços das organizações criminosas já alçaram as cidades vizinhas, e o conflito entre elas tem resultado na morte de pessoas com envolvimento em vários crimes, em especial, o tráfico de drogas. 

Uma das armas apreendidas com a dupla foi utilizada em uma ação criminosa minutos antes da troca de tiros na BR-230, a vítima procurou a delegacia e relatou ter sido abordada. A polícia acredita que a intenção era trocar de carro, mas a vítima conseguiu fugir. 

Em menos de um mês foram realizadas duas grandes operações em combate a atuação das organizações criminosas em Altamira, com 6 armas apreendidas. Presos em flagrante, Henrique Walace e Lucas Carvalho tiveram a prisão em flagrante convertida em preventiva e foram encaminhados para o presídio.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.