Uma fiscalização de rotina realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na última quarta-feira (20), no quilômetro 221 da BR-230, em Novo Repartimento, sudoeste do Pará, resultou na apreensão de 40 metros cúbicos de madeira transportados de forma irregular. A ação ocorreu durante abordagem a uma carreta carregada com toras de diversas espécies.
Na abordagem a Guia Florestal indicava que o transporte autorizado era de madeira cerrada, mas a carga encontrada era composta por toras, caracterizando irregularidade.
Toda a carga foi encaminhada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para análise e posterior destinação. O condutor do veículo foi enquadrado por crime ambiental, assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e assumiu o compromisso de comparecer à Justiça quando solicitado.
A PRF reforça que ações de fiscalização como essa são fundamentais para coibir práticas ilegais e preservar os recursos naturais, combatendo o desmatamento e o transporte irregular de madeira na região amazônica.