Terça, 14 de Janeiro de 2025
21°C 30°C
Altamira, PA
Publicidade

Suspeito é preso por invadir e desmatar fazenda durante operação em Vitória do Xingu

O homem identificado como Damião de Tal foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo

Gustavo Freitas
Por: Gustavo Freitas
19/11/2024 às 10h39
Suspeito é preso por invadir e desmatar fazenda durante operação em Vitória do Xingu
Foto: Policia Civil

Crime ambiental é registrado em propriedade particular na última segunda-feira (18), em Vitória do Xingu, sudoeste do Pará. Esta foi mais uma fase da Operação Fire, deflagrada pela Delegacia de Conflitos Agrários de Altamira, sudoeste. Durante a ação, um homem identificado como Damião de Tal foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, além de ser investigado por desmatamento em uma área de proteção legal.

Continua após a publicidade
Anúncio

Os agentes receberam denúncias anônimas indicando que em uma fazenda, localizada no Travessão do KM 40, área rural de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, ocupantes estariam invadindo uma área de reserva legal e desmatando por meio de queimadas. Com as informações, os policiais fizeram diligências até o imóvel para investigar as denúncias de crimes ambientais na localidade.

No momento em que chegaram na área, os agentes já encontraram diversos focos de incêndio e desmatamento, o que foi registrado para investigação. Ao fazer diligências pela propriedade, foi encontrado um barraco, que estava ocupado por Damião, que segundo a polícia, é apontado como uma forte liderança na localidade e que anda sempre fortemente armado.

Ao ser questionado sobre a situação, o suspeito confessou que seria responsável por grande parte das queimadas ao redor do imóvel em que estava e que também possuía duas armas de fogo, sendo espingardas e uma motosserra. 

Ao realizar uma busca no barraco, os policiais encontraram os objetos, inclusive uma das espingardas estava adulterada, com o cano serrado, utilizado para dar mais potência lesiva a arma de fogo. Damião foi detido em flagrante pela posse ilegal da arma de fogo e também será responsabilizado legalmente pelos crimes ambientais ocorridos na área.

O suspeito foi encaminhado juntamente com os objetos até a delegacia de Polícia Civil em Altamira para os procedimentos legais. A propriedade já foi alvo de invasão há aproximadamente dois anos e está atualmente em processo de disputa judicial possessório aonde as partes estão aguardando a definição do poder judiciário.

Na semana passada, um homem foi preso em flagrante por provocar um incêndio criminoso em uma fazenda, também em Vitória do Xingu. Na ocasião foram apreendidos 600 litros de gasolina. O combustível seria usado para queimar a área. A operação foi feito pelo Grupamento Aéreo de Segurança Pública em parceria com o 9 Grupamento Bombeiro Militar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.