Mais de 30 policiais militares concluíram o Curso de Adaptação à Graduação de Sargentos, em Altamira, sudoeste do Pará. A formatura celebrou a promoção de novos sargentos, que agora estarão aptos a atuar em uma nova patente dentro da corporação, após um processo de treinamento intenso que incluiu instruções de combate, adaptação ao ambiente de selva e água, uso de gás, e módulos de educação física e direito penal.
“São policiais militares que passaram por um tempo de 3 meses de formação para poder exercer essa graduação que faz parte da hierarquia da Polícia Militar”, diz o Tenente Coronel 16° BPM, Wagner Mendes.
O curso, promovido simultaneamente em todo o estado do Pará, teve o objetivo de capacitar policiais militares dos municípios que integram o Comando de Policiamento Regional VIII, oferecendo uma formação rigorosa e ampla.
Durante o período de preparação, os participantes passaram por treinamentos específicos para aprimorar as habilidades em emergências e combate, fundamentais para atuação na região amazônica. As instruções foram focadas tanto no aprimoramento físico quanto na formação acadêmica.
Para o 16º BPM, a formação representa uma oportunidade de valorização e fortalecimento da tropa, capacitando policiais para atender à crescente demanda de segurança da região com preparo técnico e responsabilidade.
A cerimônia de formatura foi acompanhada por familiares, amigos e superiores hierárquicos, que foram ao batalhão prestigiar os novos sargentos. Alguns militares receberam das mãos do comandante placas de honra ao mérito pelo trabalho desenvolvido na região. O evento contou ainda com discursos de oficiais, além de uma banda para deixar o clima ainda mais festivo.