A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade e o Projeto Floresta+ Amazônia, realizou na última semana apoiado pelo Fundo Verde para o Clima e o PNUD, na cidade de Uruará e Medicilândia sudoeste do Pará, uma série de mutirões que busca garantir o acesso a financiamentos e incentivos para os produtores. Com o Cadastro Ambiental Rural validado, eles podem receber benefícios como os Pagamentos por Serviços Ambientais, fortalecendo a economia rural e promovendo a restauração florestal.
O CAR é uma exigência nacional, e a regularização assegura a titulação dos assentamentos, permitindo o controle ambiental dessas áreas. A Semas destaca que essa ação também ajuda a implementar o Código Florestal e valorizar a produção sustentável nos assentamentos de reforma agrária no Pará.
Em Uruará, o mutirão acabou regularizando mais de 24 mil hectares de terras através da validação de 270 Cadastros Ambientais Rurais. A ação beneficiou diretamente 622 pessoas, totalizando cerca de 54.307 hectares regularizados. Em Medicilândia, 649 imóveis foram atendidos. Esse atendimento beneficiou 498 homens e 151 mulheres, validando 482 Cadastros Ambientais Rurais e regularizando aproximadamente 21.642 hectares de terras na região.