A Terra Indigena Cachoeira Seca, localizada no município de Uruará, no sudoeste do Pará, está em chamas. Moradores próximos da área ficaram preocupados com a segurança, e segundo eles, o incêndio teria supostamente começado por uma ação criminosa proposital.
Em 2023, o local já tinha sido alvo da Operação Curupira, onde o governo estadual determinou Emergência Ambiental nos municípios de Altamira, Uruará e mais 5 cidades da região Xingu. Ainda não há informações se os órgãos ambientais já foram comunicados do caso.
A TI, homologada desde 2016, encontra-se em um dos territórios mais desmatados do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre 2008 e 2020, o território perdeu um total de 367,9 Km² de floresta. A escassez hídrica tem provocado problemas como a falta de água, e com o clima quente, focos de incêndios têm se propagado rapidamente consumindo a vegetação.
Vários municípios do sudoeste do Pará vem enfrentando diversas ocorrências de incêndios em seus territórios. Na semana passada, a ilha do Arapujá, em Altamira, registrou um incêndio de grandes proporções, onde quase 30% da ilha foi consumida pelo fogo. Uma força tarefa foi montada com 50 militares de diversos órgãos de segurança para combater as chamas.