Sete pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse irregular de arma de fogo durante a operação "Rubrum Imperium", deflagrada pelas Polícias Civil e Militar, em vários bairros de Altamira, sudoeste paraense. Dentre os presos estão Flávio Henrique Oliveira dos Santos, conhecido como “Gordo do CV”, Clara Luisa de Oliveira Moura, Gustavo de Abreu Araújo, Augusto Henrique Matos, Welliton Coelho Paulino, Márcio Luiz dos Santos e Rana Lima de Oliveira.
As investigações começaram após os policiais civis receberem informações de que o grupo criminoso ao qual os presos pertencem, tinham o objetivo de expandir em Altamira e regiões próximas, para enfraquecer os rivais. Para isto, pessoas estariam sendo recrutadas de Manaus e Santarém para ajudar no controle total da venda de entorpecentes na cidade, iniciando no bairro São Domingos.
Com essas informações, os policiais iniciaram o monitoramento e descobriram que o líder do grupo seria Flávio Henrique, que havia saído de Manaus e se instalado em Altamira com a companheira, Clara Luisa, para dominar a venda de drogas na região. Os dois estavam escondidos em um kit net no centro da cidade. Nas investigações, os agentes notaram que havia uma movimentação intensa de pessoas no local, com a entrada e saída de motoqueiros com embalagens. Foi solicitado o apoio da Polícia Militar dando início a operação.
Vários locais foram visitados, inclusive o kit net de Flávio. No local foram encontrados maconha, crack, R$ 800 reais em espécie e um celular. No segundo endereço alvo dos policiais, no bairro São Joaquim, estava Gustavo de Abreu Araújo, conhecido como "Neguinho do CV". Com ele, foram apreendidos crack, uma pistola.765 com numeração raspada e sete munições intactas, além de cinco celulares.
No terceiro endereço, ainda no bairro São Joaquim, os agentes se depararam com Augusto Henrique e Welliton Coelho, com cerca de 564 gramas de substância semelhante ao crack, um par de algemas, oito papelotes de cocaína, uma balança digital e um celular. Na última casa visitada pelos policiais no bairro Brasília, havia duas pessoas.
Márcio Luiz dos Santos, apelidado de "Gordo da XRE", e Rana Lima de Oliveira. Com eles, foram apreendidos um revólver calibre.38 com três munições intactas, R$ 724 reais em dinheiro e diversas cédulas de outros países, incluindo dólares americanos, bolívares venezuelanos, bolivianos - moeda oficial da Bolívia e dólares do Suriname e da Guiana. Também foram apreendidos uma balança de precisão e dois celulares.
Segundo a Polícia Civil, todos os sete fariam parte de uma ala do grupo criminoso comandada diretamente do estado do Amazonas e estariam na região para continuar a venda ilegal de drogas e esse seria um dos motivos para o aumento de homicídios em Altamira e cidades da região. Os presos foram encaminhados para a Seccional Urbana de Altamira e devem ser transferidos para o Complexo Penitenciário de Vitória do Xingu, onde irão aguardar uma decisão da justiça.