A 4ª edição da Corrida e Caminhada UHE Belo Monte – Energia do Xingu movimentou a orla de Altamira, sudoeste do Pará, no último domingo (03). Dentre os vencedores, estavam em destaque os atletas da prova de 10 km. Na categoria feminina, a Gleyci subiu ao pódio pela segunda vez, consolidando a presença entre as favoritas da prova.
“Para mim é um privilégio, é a corrida mais esperada do ano pelos atletas, emocionante e, ao mesmo tempo, desafiadora”, afirma a Atleta.
No masculino, o jovem Danilo Veras Cunha comemorou sua primeira vitória na corrida de Belo Monte após dois anos de dedicação ao esporte, que iniciou em 2022, participando de outras corridas de rua e conta como foi a rotina de treinos para ganhar o pódio.
“Eu vinha treinar todo dia esse horário para pegar resistência e consegui fazer um tempo melhor do que estava planejando” relata Danilo.
Na prova de 5 km, o primeiro lugar foi conquistado por Daniel Freitas, um atleta experiente, com mais de uma década de trajetória no mundo das corridas, que levou apenas 18 minutos da largada até a chegada.“Eu sempre coloco Deus em primeiro lugar e quando é para ser, acontece”.
Outra surpresa foi a chegada de uma atleta de Minas Gerais, a Silvânia, que estreou na competição e também brilhou no percurso, conquistando espaço no pódio feminino nos 5km. Ela sentiu uma mudança no clima, diferente da cidade onde mora, que é mais fria, mas mesmo assim, não desistiu da corrida e deixou um recado.
“Quanto mais gente correndo melhor, esporte é saúde, vamos aumentar mais as corridas para o povo da cidade melhorar a saúde”, Silvânia Xavier - Atleta.
A corrida deste ano também foi especial para pequeno Tiago, que, incentivado pelo pai, um policial militar, participou pela primeira vez e viveu a experiência de correr em meio ao entusiasmo dos demais competidores. Ele participou da categoria Family Run, que foi uma das novidades, permitindo que crianças a partir dos seis anos participassem da caminhada acompanhadas dos pais ou responsáveis.
“Essa corrida foi muito legal, eu segui meu ritmo que foi tranquilo e agradeço pela corrida”, diz o Atleta Tiago Basílio.
A corrida, que se tornou tradicional no calendário esportivo de Altamira, é promovida pela Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte. Dividido em três modalidades — corrida de rua de 5 km e 10 km e uma caminhada de 3 km — o evento reuniu corredores e caminhantes ao longo das principais ruas de Altamira. A entrega dos kits teve início às 6h, com largada às 7h30 na Concha Acústica de Altamira, à beira do rio Xingu.
Os cinco primeiros colocados das categorias geral masculina e feminina receberam troféus, e todos os que cruzaram a linha de chegada receberam medalhas de participação. Ao todo, mais de 500 pessoas participaram do evento entre corrida e caminhada.
“Esse ano a gente comemorando os 5 anos de entrada plena da Usina com as suas 24 turbinas geradoras de energia. Eu sempre participo e é um prazer trazer esse evento que visa qualidade de vida e saúde para os altamirenses”, afirma o Superintendente das Relações Institucionais da Norte Energia Eduardo Camillo.
Além da prática esportiva, a iniciativa tem um caráter solidário: em troca do kit atleta, cada corredor doou 1 kg de alimento não-perecível, que será encaminhado à Casa Divina Providência (Irmã Serafina), instituição que acolhe grávidas, bebês e idosos de localidades vizinhas que buscam tratamento em Altamira.