Chocolate produzido pela agricultura familiar em solo paraense é destaque no Salão do Chocolate que acontece em Paris. Verônica Preuss saiu de Brasil Novo, sudoeste do Pará, para representar a Amazônia e a agricultura familiar. A produtora de cacau levou as barras que produz até a França para o maior evento de chocolate do mundo.
"Tá sendo fantástico, uma vitrine, os melhores chocolates do mundo", relata Verônica
Verônica foi com a comitiva paraense para o Salão do Chocolate Paris que reúne produtores e chocólatras de várias partes do mundo. Acontece desde 1994 e este ano o tema tem a ver com o chocolate através dos tempos. Quem visita os estandes têm curiosidade em saber como se utiliza o sistema agroflorestal no cultivo, como o Brasil tem adotado medidas para enfrentar problemas climáticos e ainda promover a sustentabilidade através da lavoura de cacau.
Sair da Transamazônica para conhecer o continente europeu e também mostrar que é possível cultivar preservando a floresta, a experiência atrai negócios para os cacauicultores paraenses que representam o estado com maior produtor de amêndoas do Brasil.
A família preuss já vem ganhando reconhecimento por juntar o sabor intenso da amêndoa do cacau com essências florestais como o Cumaru ou ainda por inovar com a barra de chocolate com jambu. Inclusive premiada durante o Festival que aconteceu em Altamira, sudoeste do Pará.
"A kakao Blummen está participando de duas feiras internacionais incríveis".
Esse importante evento é conhecido como um ponto de encontro de chocólatras. Começou no dia 30 de outubro e segue até 3 de novembro no Parque de Exposições da Porte de Versailles. Um desfile temático sobre o chocolate também é realizado.
Mín. 24° Máx. 39°