Domingo, 27 de Abril de 2025
22°C 27°C
Altamira, PA
Publicidade

Equatorial Pará orienta sobre os perigos dos 'gatos' de energia 

Além dos riscos físicos, o furto de energia configura crime previsto no Código Penal Brasileiro

Felipe Gabriel
Por: Felipe Gabriel
30/10/2024 às 10h14
Equatorial Pará orienta sobre os perigos dos 'gatos' de energia 
Foto: Reprodução

A Equatorial Pará emite alerta para que a população evite a prática de ligações clandestinas, conhecidas como “gatos”, na rede elétrica. A companhia conta que esse tipo de conexão irregular não atende aos padrões de segurança e pode causar acidentes graves, além de prejudicar o fornecimento de energia.

Continua após a publicidade
Anúncio

A conexão irregular compromete a infraestrutura da rede elétrica, aumentando o risco de sobrecarga. Esse tipo de falha gera problemas como oscilações e interrupções no fornecimento de energia, curtos-circuitos, rompimento de cabos energizados e até incêndios de grande proporção. Por isso, a Equatorial Pará reforça a importância de realizar as ligações com a devida autorização e conforme normas técnicas.

Além dos riscos físicos, o furto de energia configura crime previsto no Código Penal Brasileiro, conforme artigo 155, que prevê penas de 1 a 4 anos de prisão. A empresa lembra que o furto também gera prejuízos coletivos, uma vez que impacta a qualidade do serviço prestado a todos os consumidores.

Para o gerente de relacionamento com o cliente da Equatorial, Leonardo da Mata, o apoio da população é fundamental para inibir essa prática. “As ligações na rede elétrica só devem ser feitas por profissionais capacitados e autorizados, que seguem padrões de segurança para evitar acidentes. Essas ligações irregulares causam muitos prejuízos coletivos, pois acaba gerando uma sobrecarga na rede elétrica, dificultando o restabelecimento da energia”.

Em agosto deste ano, as polícias Civil e Científica realizaram uma ação em conjunto para detectar um possível furto de energia, que acontecia em uma gráfica localizada na rua José Umbelino, no bairro Jardim Independente II, em Altamira, sudoeste do Pará. Segundo informações da polícia, a ação ocorreu após denúncias anônimas serem realizadas contra o estabelecimento. Após a fraude ser constatada, o dono da gráfica foi preso em flagrante e foi conduzido até a delegacia de Polícia Civil de Altamira, região sudoeste do Pará.

Em 2023 Altamira registrou mais de 3 mil casos de irregularidades em ligações de energia elétrica. A concessionária realizou mais de 7 mil ações de fiscalizações contra ligações irregulares.

Consumidores que identificarem práticas irregulares podem denunciar por meio da Central de Atendimento da Equatorial, o 0800 091 0196, pelo site equatorialenergia.com.br ou presencialmente nas agências da empresa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.