Após diversas denúncias e até o fechamento de escolas na área rural de Altamira, sudoeste do Pará, os pais e estudantes receberam a informação de que o transporte escolar seria disponibilizado novamente para levar os alunos até as escolas.
Ainda segundo os pais, foi efetuado o primeiro pagamento aos motoristas que estava atrasado. Uma reunião foi realizada entre o sindicato dos trabalhadores em educação do Pará, a Semed e o Ministério Público. Na reunião ficou acordado que os pagamentos seriam efetuados.
“A situação dos carros foi resolvida por enquanto, já estão rodando buscando os alunos. O transporte escolar vai estar regularizado e nossas crianças e adolescentes voltarão a escola de maneira normal”, diz o Coordenador do Sintepp de Altamira.
Na semana passada, o jornalismo da Vale do Xingu mostrou diversas manifestações pedindo a volta do transporte, pois as crianças e adolescentes estavam há mais de uma semana sem estudar.
“Nós precisamos que nossos filhos voltem a estudar, isso não é justo, porque os estudantes da cidade estudam, mas da roça não, e queremos apenas o melhor para nossos filhos, e ninguém dá nenhuma resposta”, diz um pai de um dos estudantes.
O transporte escolar na área rural provocou prejuízos para estudantes do ensino médio e fundamental. Alguns alunos precisaram percorrer distâncias como 4km, 7km, 10km, o que só é possível com o transporte fornecido pelo poder público. Unidades de ensino que ficam em localidades como Travessão da Firma, Agrovila Sol Nascente e até mesmo nos distritos do município, estavam sem aula devido à paralisação dos motoristas.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão de Transporte Escolar, informou que o serviço está normalizado em Altamira, tanto na Área Urbana, quanto na Área Rural. A normalização ocorre depois de tratativas entre as Secretarias Municipal e Estadual de Educação e o Ministério Público do Estado do Pará, que resultaram em um acordo para que a Semed efetuasse os pagamentos aos prestadores de serviço até a última sexta-feira (25) e a Seduc realizasse os repasses das parcelas atrasadas ao município ainda no início de novembro.
Mín. 24° Máx. 39°