A 1ª Feira Bilíngue aberta do Colégio Objetivo Sapiens em Altamira, no sudoeste do Pará, reuniu alunos e comunidade em apresentações culturais em inglês. Pais e professores foram essenciais no apoio aos estudantes, que expressaram gratidão pelo incentivo.
Mateus, aluno do 5° ano do ensino fundamental do Colégio Objetivo Sapiens, ele contou para a equipe de jornalismo da Vale do Xingu, como foi a preparação para o dia e todo o esforço empenhado para a apresentação do tema, que tinha a ver com a saúde.
“Foi muito trabalhoso, a gente pegou várias maquetes e tivemos que recortar vários papéis de E.V.A, e decorar toda a sala para recebermos o público e tivemos que estudar bastante para poder apresentar o nosso tema”, diz o Aluno 5° ano Mateus Dall Alba.
Visando promover a prática do inglês e celebrar a diversidade cultural em um ambiente educativo e inspirador. Cintya Ishino, Especialista Educacional da rede Objetivo, veio de São Paulo para prestigiar o evento, e contou quais foram os pontos que a chamaram a atenção. “As crianças neste momento estão tendo a oportunidade de trazer a família, o que aprenderam ao longo da jornada educacional. Então todo o conteúdo que eles desenvolveram ao longo do ano letivo e principalmente falando da educação bilíngue, para mostrar tudo que eles aprenderam da língua inglesa”.
A iniciativa veio como resposta ao crescente interesse pelo aprendizado bilíngue na região, sendo idealizada como uma maneira de aproximar os estudantes do idioma inglês de forma dinâmica e significativa. Os alunos exibiram projetos que abordaram diversos aspectos culturais de países de língua inglesa, como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália e outros, explorando desde a culinária típica até as expressões artísticas e inovações tecnológicas de cada cultura.
“O nosso objetivo principal é promover o intercâmbio cultural, onde os alunos conhecem diversas culturas, e eles apresentam isso para a nossa comunidade. Como é a nossa primeira feira aberta, nós estamos muito felizes de abrir o nosso espaço para receber o público em geral”, relata a Professora de Inglês Wellen Andrade.
Além das exposições temáticas, a feira contou com apresentações de dança, música e dramatizações em inglês, realizadas por alunos de várias idades, o que atraiu muitos visitantes curiosos. Houve também oficinas e atividades interativas, onde os participantes puderam praticar o idioma em um ambiente descontraído e divertido.
Um dos momentos mais marcantes foi a apresentação de um teatro, em inglês, no qual os alunos adaptaram uma famosa obra literária para a linguagem e a cultura de diversos países, emocionando a plateia e mostrando o potencial artístico dos estudantes.
Entre as apresentações encantadoras que marcaram a 1ª Feira Bilíngue de Altamira, a colaboração entre pais e filhos ganhou destaque. A dedicação de uma mãe, que se envolveu de perto para apoiar a filha em uma das apresentações, mostrou que o aprendizado vai além da sala de aula e se fortalece com o apoio familiar, como conta a Empresária Marina Ribeiro, que é mãe de uma das alunas participantes do projeto.
“Houve esse engajamento realmente, e eu acho de fundamental importância, nesse momento dos jovens, crianças e adolescente, o engajamento da família, dos pais, então a gente precisa se envolver cada vez mais. Então isso é um recado que eu deixo até para os pais que estão assistindo, que se empenhem juntamente com o filho na questão da escola e acompanhem eles”, afirma Marina.
A gratidão dos alunos pelos professores foi um dos pontos altos do evento. Murilo de Oliveira, estudante do 9º ano, expressou o agradecimento especial pelo apoio recebido de uma professora, destacando como a orientação e incentivo dela foram fundamentais para o sucesso das apresentações.
“Eu gostei muito de tudo isso, acho esse tipo de evento muito importante porque nós conseguimos aprender várias coisas, e o mais importante é a gente consegue introduzir o inglês nas nossas vidas com esses temas da história do Egito antigo.”, finaliza Murilo.