O final de semana em Altamira, no sudoeste do Pará, foi marcado por diversos acidentes graves de trânsito. Pela madrugada do último sábado (26), na avenida Perimetral, uma colisão envolvendo um caminhão coletor de lixo de uma empresa terceirizada da Prefeitura de Altamira e uma caminhonete deixou uma pessoa ferida. Um gari que estava atrás do caminhão coletor recolhendo os lixos, acabou sendo atingido pelo veículo e teve as duas pernas quebradas, ficando com fraturas expostas.
A vítima foi socorrida pelo serviço de emergência do 9° Grupamento de Bombeiros Militar e levado para o Hospital Regional Público da Transamazônica, onde passou por cirurgia e está se recuperando. O motorista da caminhonete foi encaminhado até a Delegacia de Polícia Civil de Altamira, onde prestou esclarecimentos, o veículo também foi aprendido. Até o momento não há informações se ele estaria alcoolizado no momento do acidente.
Em outro acidente, registrado no sábado, duas motocicletas se chocaram na rodovia Transamazônica, no bairro Buriti.
Em um vídeo é possível ver a motocicleta pegando fogo na margem da pista. Uma das vítimas ficou gravemente ferida e foi levada até o Hospital Regional em Altamira. Já em outro acidente registrado na madrugada do domingo (27), um motociclista se chocou com um poste na Rodovia Ernesto Accioly. A vítima foi socorrida pela equipe de emergência do 9° GBM e também foi levada para o Hospital Regional da Transamazônica.
Em imagens registradas é possível ver que o impacto da batida foi tão forte, que a estrutura do poste de iluminação da via acabou desabando. Até o momento não se sabe o estado de saúde da vítima e nem o que teria ocasionado a batida. As principais causas de acidentes de trânsito continuam sendo o excesso de velocidade, distrações ao volante, consumo de álcool, e desrespeito à sinalização. Uso de celulares e imprudência aumentam os riscos, assim como veículos sem manutenção adequada e infraestruturas precárias.