Na última quinta-feira (24), familiares de detentos custodiados no Complexo Penitenciário de Vitória do Xingu, que fica na região sudoeste do Pará, acionaram a equipe de jornalismo da Vale do Xingu para relatar que presos estariam sem água na unidade penal.
"Tá uma calamidade, estão deixando os presos sem água, nesse calor que tá grande. Lá era dois horários que colocavam água para os detentos e agora nem isso."
A denúncia foi feita pela esposa de um detento que cumpre pena no Complexo Penitenciário. Durante a visita, ela teria constatado e ouvido o relato do companheiro sobre a falta de água no presídio.
O Complexo Penitenciário de Vitória do Xingu foi inaugurado em 2019 como uma das medidas compensatórias de Belo Monte. A unidade tem capacidade para atender 612 detentos da região e até mesmo de outras regiões do estado.
Em um vídeo gravado por uma familiar de um dos presos, ela diz: "Eu me chamo Franciele, sou de Barcarena, Pará e estou preocupada por que eles estão há dias sem água. Quando termina de comer, não tem água, não estão tomando banho. Eles são humanos, eles já estão lá pagando pelos erros."
Além da suposta falta de água, a denunciante também reclama da qualidade da comida servida aos detentos.
"Estão maltratando, a comida vem menos que o normal e é servido até tripla de frango".
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) esclarece que já normalizou o fornecimento de água filtrada e adequada para consumo no Complexo Penitenciário de Vitória do Xingu. O fornecimento foi comprometido devido à estiagem no município. A Seap ressalta ainda que a alimentação é orientada por nutricionistas seguindo o padrão de qualidade.