O site oficial da prefeitura de Uruará, no sudoesto do Pará, foi invadido na manhã desta quarta-feira (23), por um ataque hacker. A página inicial do portal ficou com uma mensagem fixada dos invasores, que se identificavam como "Parazyte", e prometiam divulgar dados sigilosos do prefeito da cidade, Gilson Brandão. Em uma mensagem recebida pelo número da nossa redação, os hackers informaram que teriam invadido as redes sociais do prefeito e que teriam provas de um possível esquema criminoso.
Após o ataque, o site da prefeitura foi recuperado e voltou a funcionar normalmente. Até o momento não há informações se houve realmente algum dano financeiro ou se dados pessoais foram vazados.
Por enquanto, nem o prefeito Gilson Brandão e nem a Prefeitura de Uruará se manifestaram sobre o ataque. Em mensagens, os invasores afirmaram que iriam divulgar os supostos dados sigilosos na chamada "Deep Web”, que é uma camada da internet que contém informações que não são acessadas por mecanismos de busca, como o Google, e é composta por páginas que requerem senhas, logins, tokens e criptografia para serem acessadas.
Constitui crime realizar interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática, ou quebrar segredo da Justiça, sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei. Quem pratica esse crime pode pegar de dois a quatro anos de prisão.