O dia mundial da voz é celebrado
no dia 16 de abril e para relembrar a importância desse instrumento de trabalho
para os professores de língua portuguesa e inglesa, e também pedagogos, foi
realizada no auditório da secretaria de educação do município uma palestra para
orientar sobre como cuidar da voz.
Cerca de 60 profissionais da
educação estiveram presentes. Entre as palestras apresentadas foi lembrado pela
fonoaudióloga Ananda Souza os principais fatores que levam a grandes problemas
com a voz.
Para lembrar sobre os profissionais que utilizam a voz a fonoaudióloga mostrou os artistas que tiveram problemas graves com a voz, entre eles estava o Ex-presidente Luís Inácio Lula Da Silva, Galvão Bueno e a cantora Adele. No evento foi entregue ainda alguns kits da voz, que incluíam água e uma maçã, fruta que ajuda as pregas vocais. Ao final um exercício vocal foi realizado.
Veja alguns cuidados
- Beba bastante água (em temperatura ambiente) enquanto estiver falando, em pequenos goles. Um corpo permanentemente hidratado significa pregas vocais hidratadas e com melhor flexibilidade e vibração.
- Preocupe-se em manter uma alimentação equilibrada, sem grande número de horas em jejum, mastigando bem cada alimento a ser ingerido.
- Coma maçã, pois é adstringente e limpa o trato vocal. Além disso, sua mastigação exercita a musculatura responsável pela articulação das palavras.
- Use roupas confortáveis e de tecidos que absorvam a transpiração. Roupas leves e folgadas são ideias para quem trabalha com a voz. Sapatos confortáveis favorecem a postura correta.
- Sono regular, momentos de lazer e atividades físicas também contribuem para uma boa produção vocal.
- Procure respirar sempre corretamente levando ar até o abdômen e expandindo as costelas. Não eleve os ombros e o peito como se fosse um pombo. O abdômen que tem de se expandir como se estivesse cheio de ar.
- Enquanto estiver falando, mantenha a postura de corpo ereta, porém relaxada, principalmente a cabeça.
- Evite competir com ruídos externos durante a fala. Fique atento a eles e procure não aumentar o volume de sua voz na tentativa de superá-los.
- Tente não gritar. Se for possível, opte sempre pelo microfone ao falar em público.
- Fale pausadamente e de maneira correta, articulando bem as palavras, mas sem exagero.
- Ter audição normal é importante, pois o monitoramento vocal é realizado pela audição.
- Ao sentir vontade de tossir ou pigarrear, respire profundamente pelo nariz e engula a saliva várias vezes ou beba água, pois essas ações provocam um forte atrito nas pregas vocais, irritando-as.