Ao todo já foram mais de R$ 3,6 milhões em investimento para modernizar a rede de energia somente em Altamira, no sudoeste paraense. O balanço foi divulgado pela empresa Equatorial Pará e refletem um trabalho desenvolvido somente no 1º semestre deste ano.
“Em Altamira, temos um foco muito grande em ‘recondutoramento’ na rede da área urbana, com objetivo de garantir a segurança das instalações, das pessoas. Substituição de postes no fim da vida útil, justamente para que a gente tenha um pouco mais de qualidade para os nossos consumidores.”, diz o executivo de manutenção Rodrigo Nunes.
Entre as principais ações estão: a compra de materiais para modernização da rede elétrica, como religadores automáticos, troca de cabos convencionais por cabos multiplexados e instalação de chaves fusíveis. Esses equipamentos ajudam a proteger a rede, evitando quedas de energia e garantindo maior eficiência no restabelecimento do fornecimento.
O objetivo é aprimorar a qualidade do fornecimento de energia elétrica no município, reduzindo a quantidade de interrupções e o tempo necessário para restabelecer o serviço em caso de falhas. E os investimentos se estendem até a rodovia.
“Na Transamazônica, no trecho de Altamira até Placas, nós estamos fazendo com que nossas instalações tenha a possibilidade de redundância. Opções de manobras automáticas para que quando houver alguma falha, ou necessidade de manutenção a gente possa fazer o remanejamento dessa carga, remanejamento de uma das nossas subestações que estão ao longo na nossa Transamazônica.”, afirma Rodrigo.
A Equatorial Pará destaca que esse tipo de investimento reflete o compromisso da empresa em melhorar continuamente a qualidade e a continuidade do fornecimento de energia em todos os municípios atendidos no estado.