No maior colégio eleitoral de Altamira, sudoeste do Pará, a Escola Estadual Polivalente, os eleitores votaram de forma ordenada. O Laudecir, que vota na instituição de ensino, escolheu a tarde para votar e avalia como positivo o dia de eleição na cidade. Esse ano foram usadas 398 urnas distribuídas entre as cidades de Altamira, Brasil Novo e Vitória do Xingu, que faz parte da cobertura da 18ª Zona Eleitoral.
“O dia da eleição foi calmo, tranquilo, não teve muitos problemas”, afirma o eleitor Laudecir Alves
Os portões das seções eleitorais abriram pontualmente às 8h e fecharam às 17h, conforme previsto. Muitos eleitores preferiram comparecer logo nas primeiras horas da manhã para exercer o direito de voto, como aconteceu na Universidade Federal do Pará, onde em algumas salas foram colocadas duas seções. Por conta disso, uma pequena fila se formou em uma das seções de votação.
Este ano foi marcado por um momento histórico para a região, com a participação maior de comunidades indígenas e ribeirinhas, o que não foi visto nas eleições anteriores. Urnas eletrônicas foram transportadas até aldeias, permitindo que essas populações pudessem exercer o direito de voto de maneira mais acessível.
Com a mudança no local de votação, muitos eleitores tiveram que ir até o Cartório Eleitoral para tirar dúvidas. Uma equipe plantonista estava a postos para atender a população. Durante o pleito eleitoral, três urnas aqui em Altamira apresentaram problemas na Escola Polivalente e Escola Estadual Dairce Pedrosa, mas foram rapidamente substituídas não atrapalhando os eleitores de votarem.
Mín. 22° Máx. 39°