Na noite de quarta-feira (02), às 23h45, um apagão generalizado deixou mais de 500 mil pessoas sem energia em diversas cidades do sudoeste do Pará, incluindo Altamira, Santarém, Marabá, Itaituba, Tucuruí, Anapu e Vitória do Xingu. A interrupção foi causada após uma forte tempestade atingir a região.
Segundo comunicado oficial da Equatorial Pará, o blecaute ocorreu devido ao acionamento de um dispositivo de proteção (ERAC) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), resultando na interrupção do fornecimento de energia para várias cidades. As causas do acionamento ainda estão sendo investigadas.
Os municípios afetados foram:
Pacajá
Uruará
Anapu
Santo Antônio
Altamira
Vitória do Xingu
Brasil Novo
Mojuí dos Campos
Medicilândia
Santarém
Itaituba (e Distrito de Campo Verde)
Rurópolis
Belterra
Trairão
Distrito de Alter do Chão.
A energia em Altamira foi restabelecida às 00h18 do dia 03, conforme informou a Equatorial. No entanto, em outras cidades, a restauração ocorreu de forma gradual ao longo da madrugada e da manhã do dia 03. Todas as cidades afetadas já tiveram o fornecimento de energia normalizado até o início da manhã.
A Equatorial Pará continua monitorando a situação e trabalhando com o ONS para garantir que o sistema elétrico se mantenha estável e que não haja mais interrupções.
Mín. 22° Máx. 39°