Alunos do 5° ano do Colégio Objetivo de Altamira, no sudoeste Pará, participaram neste último sábado (28), do projeto “Exploradores do Futuro”, cujo objetivo é proporcionar uma imersão prática em atividades pedagógicas inovadoras, preparando os alunos para a transição ao 6º ano, etapa importante no desenvolvimento educacional.
“O projeto exploradores do futuro ele é muito importante porque a escola abriu as portas para receber a nossa população, alunos do 5° ano e também os nossos alunos terem esse momento de interação, entre professor aluno e a equipe diretiva, e assim fortalecer os vínculos, porque além das matérias e das disciplinas ministradas nas escolas nós trabalhamos esse contexto de acolhimento dos alunos.”, diz a professora Keslley Emerick.
Continua após a publicidade
O processo da socio aprendizagem é muito importante para o melhoramento da técnica de absorção do conhecimento. Por meio da interação, o conhecimento é construído de forma coletiva, desenvolvendo várias habilidades como empatia, comunicação e trabalho em equipe.
A interação entre os estudantes de diferentes instituições foi um dos pontos altos do projeto, promovendo o desenvolvimento de habilidades sociais e o trabalho em equipe. Uma das professoras ressaltou a importância dessa troca e sobre a nova fase que se inicia.
“Então nós vivemos um momento muito importante na vida desses educandos. A proposta de toda a nossa equipe juntamente com a nossa coordenadora, é que esses alunos, eles estão passando por um processo de encerramentos de ciclos, e os encerramentos são complexos, e pensando nisso, nós organizamos essa atividade hoje.” relata a professora Adriana Paiva.
O projeto "Exploradores do Futuro" também reforçou o compromisso do Colégio Objetivo Sapiens em oferecer uma educação que prepare seus alunos para os desafios futuros, não apenas do ponto de vista acadêmico, mas também no desenvolvimento de competências emocionais e sociais necessárias para o sucesso na vida escolar e pessoal.
“Eu consegui aprender sobre o sistema solar, sobre os animais, sobre as classes gramaticais. A parte que eu mais gostei foi das classes gramaticais, de português, gostei muito.” afirma a participante Sofia Ricken.
“Aprendi bastante sobre geografia, matemática, língua portuguesa e muitas outras coisas e eu gostei mais da matemática, que mostrou as multiplicações, muito legal! Todas as minhas amigas estão aqui e eu amei." finaliza a participante Sophia Victoria, de 11 anos.
Mín. 22° Máx. 39°