Um grupo de estudantes do curso de Psicologia da Faculdade Serra Dourada, em Altamira, no sudoeste do Pará, realizou nos dias 28 e 29 deste mês passeios de caiaque no Rio Xingu. A ação fez parte das atividades em alusão ao Setembro Amarelo, uma campanha nacional dedicada à prevenção ao suicídio e à promoção da saúde mental. A estudante, que também atua como voluntário em projetos de apoio psicológico, Karine Coutinho, destacou o papel transformador do evento.
"A Faculdade Serra Dourada juntamente com a Liga Acadêmica, que eu faço parte, a gente se orgulha muito desse projeto em parceria com a Xingu Adventure. A gente realizou esse projeto para relembrar a importância do exercício físico na vida e na saúde mental das pessoas, e muitas pessoas acabam relacionando apenas exercícios na academia, na corrida e, na prática de exercícios na água, seja no caiaque, seja nadando ela faz parte e isso regula muito nossas emoções e ajuda a gente a relaxar, e isso lembra a importância da saúde mental", afirma a estudante universitária Karine Coutinho.
Continua após a publicidade
Com a participação de cerca de 20 pessoas, a atividade teve como objetivo promover o bem-estar físico e emocional dos envolvidos, e sensibilizar a comunidade acadêmica local sobre a necessidade de falar abertamente sobre saúde mental. Parceria do evento, Xingu Adventure foi fundamental para a realização do passeio, disponibilizando caiaques e guias experientes para garantir a segurança dos participantes.
“Então a Faculdade Serra Dourada nos contatou para fazer essa parceria em alusão ao Setembro Amarelo, e lógico que a gente de primeira aceitou, porque a gente sabe da importância, a nossa empresa trabalha em cima dessa problemática inclusive, então a gente foi bem sucinto no pedido deles e estamos aqui realizando esse serviço maravilhoso com eles hoje", conta Cleice Figueiredo, Guia da empresa Xingu Adventure.
O passeio foi dividido em trechos, nos quais os participantes faziam pausas estratégicas para discutir questões relacionadas à saúde mental, ao autocuidado e à importância de redes de apoio, temas centrais da campanha do Setembro Amarelo. Ao todo, os participantes percorreram 4 km pelo Rio Xingu.
O contato com a natureza, proporcionado pela tranquilidade das águas e a beleza das paisagens, ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, fatores cruciais na prevenção de transtornos emocionais. Além disso, a atividade física moderada do caiaque estimula a produção de endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar, prazeres que fizeram da remada pelo Setembro Amarelo, uma ação emocionante.
Mín. 22° Máx. 39°