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Escola tem energia cortada em Porto de Moz

Pais de alunos da Escola Elisia Soares Pereira, reclamam da suspensão de aulas

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27/09/2024 às 11h44 Atualizada em 27/09/2024 às 17h17
Escola tem energia cortada em Porto de Moz
Foto: Reprodução

Uma denúncia feita por pais de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elisia Soares Pereira, em Porto de Moz, região do Baixo Amazonas, no Pará. O motivo foi o corte de fornecimento de energia elétrica na unidade de ensino, que ainda segundo os denunciantes, antes funcionava por uma ligação clandestina.

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Segundo a Prefeitura de Porto de Moz, a escola reformada recentemente, solicitou um aumento na carga elétrica a Equatorial, devido ao uso de várias centrais de ar. Seis meses após a reinauguração, no dia 13 de setembro, deste ano, a empresa cortou o fornecimento de energia arbitrariamente. 

A nota da prefeitura ainda diz ainda que a escola não foi notificada sobre qualquer indício de irregularidades na rede e nem sobre o desligamento da energia. A escola procurou o Ministério Público, que emitiu parecer favorável, o que levou o Poder Judiciário a determinar a aplicação de multa de R$ 1.000,00 por hora em caso de não restabelecimento da energia. E agora, a escola aguarda que a concessionária envie a equipe responsável para o restabelecimento da energia o mais breve possível, o prazo dado seria de até este sábado, 28 de setembro.

Em nota a prefeitura, a Equatorial informou que na vistoria realizada na escola no dia 19/09/2024 foram apontadas as divergências envolvendo o transformador, que não era homologado pela Equatorial, a falta de aterramento da caixa de medição, entre outros. Após toda essa confusão, a esperança agora é que as aulas voltem e os alunos retornem à sala de aula.

A Equatorial Pará informou ainda que as escolas que foram desligadas no município de Porto de Moz passaram por esse procedimento por motivos de segurança, visto que a fiação do local oferecia risco de curto-circuito e incêndio. Para a religação será necessária uma obra que será executada na próxima segunda-feira, 30. 

A Distribuidora reforça aos clientes que jamais intervenham na rede elétrica e que utilizem os canais oficiais para realizar solicitações. Os canais são: agências ou postos credenciados; aplicativo Equatorial Energia; 0800 091 0196; o site www.equatorialenergia.com.br; ou pela Clara no WhatsApp (91) 3217-8200.

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