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Seduc participa do lançamento de programa de pós-graduação do MEC em gestão e qualidade do ensino médio

Em Brasília, evento reuniu 120 educadores e técnicos em educação das 27 unidades federativas do Brasil

26/09/2024 às 17h22
Por: Confirma Notícia Fonte: Secom Pará
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Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Diretores e coordenadores da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) participaram do lançamento do Programa de Pós-Graduação “Gestão de Políticas Públicas e Qualidade Social do Ensino Médio”, do Ministério da Educação (MEC), que reuniu 120 educadores e técnicos em educação das 27 unidades federativas do Brasil, na Escola de Formação dos Profissionais da Educação (Eape), em Brasília (DF), na segunda-feira (23).

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“A participação da Seduc Pará foi de suma importância no sentido de acompanhar as propostas interfederativas na implantação da nova política de ensino médio, com ênfase na nova estruturação e de compartilhar experiências exitosas do currículo paraense, organizado, a partir dos princípios da Contextualização, da Interdisciplinaridade, Equidade e da Flexibilidade Curricular, observando as especificidades dos territórios paraenses, além a criação do componente Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima”, disse o coordenador Ensino Médio (Coem), Higor Okada.

No âmbito deste Programa, será realizado o Curso de Pós-graduação (Especialização) e Aperfeiçoamento em Gestão de Políticas pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB). A presidente da Fundaj ressaltou a relevância do espaço formativo, parabenizando a formação continuada de equipes do MEC e das Secretarias de Educação.

"Aqui temos um espaço de diálogo, discutindo questões teórico-conceituais, metodológicas, técnicas, e sobretudo refletindo sobre os desafios da educação neste país. O compromisso político com a qualidade social da educação pública é o que impulsiona a Fundação Joaquim Nabuco a contribuir com a SEB/MEC no desafio da implementação do PNE [Plano Nacional de Educação] na Educação Básica com foco no Ensino Médio. E, quando nos referimos às políticas públicas de educação que se materializam em programas, projetos e ações sabemos que eventualmente podem ser interrompidas, com mudanças de gestões. Mas, se todos os atores que lutam por uma educação republicana estiverem unidos, a pauta da qualidade social da educação básica permanecerá”, disse Márcia Angela Aguiar.

Segundo Higor, o Programa Gestão de Políticas Públicas e Qualidade Social do Ensino Médio oportuniza a todos os cursistas dialogar e avaliar o Ensino Médio com “com a finalidade de ampliar, aprofundar e qualificar a implementação de avaliação de políticas voltadas ao Ensino Médio.” Ainda segundo ele, esse novo modelo de Ensino Médio deve promover a formação integral e integrada dos estudantes. “Integrada porque essas três dimensões, cidadã, profissional e acadêmica, precisam estar presentes na formação dos jovens para o mundo do trabalho, para a cidadania e para o ingresso do ensino superior”, frisou o coordenador.

Durante a programação, a equipe participou de uma formação, onde junto com os educadores e técnicos de todas as unidades federativas do País, foram divididos em quatro turmas. À frente de duas delas, a coordenadora-geral de Ensino Médio do MEC dividiu o encontro em dois momentos: um trabalho em grupo, quando as turmas se reuniram e perceberam que possuem, problemas comuns, realidades diferentes e potenciais também diferentes e singulares que podem se somar. Em seguida, realizou uma rodada de apresentação.

Além de Higor, a coordenadora de Ensino Técnico e Integral, Mari Elisa Almeida; a assessora da Secretária Adjunta da Educação Básica (Saeb), Milena Monteiro e a diretora de Ensino Fundamental II, Médio e Profissional, Regina Celli Alves, representaram a Seduc durante o evento.

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