Laudo comprova que vídeo com acusações contra o prefeito de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, é montagem. O foi laudo divulgado nesta quinta-feira (19) e mostra como a perícia analisou o vídeo. Nossa equipe teve acesso ao documento de 13 páginas, com informações técnicas sobre a composição do material e como ele foi alterado.
Para chegar a conclusão sobre a autenticidade ou falsificação do material, a perícia do vídeo é feita quadro a quadro, analisando cada parte da imagem. Dois materiais que estavam presentes na suposta reportagem, e que mostravam um homem como sendo o prefeito, foram submetidos a perícia, e segundo o que foi identificado, o mesmo homem aparece nos dois vídeos, no mesmo cenário e realizando as mesmas ações. Comprovando que os dois vídeos utilizados na suposta reportagem, são cópias do mesmo registro.
O vídeo foi rapidamente compartilhado em diversos grupos de aplicativo de mensagens, e começou a circular no último dia 10 de setembro, nele é possível ver um homem praticando atos libidinosos com uma jovem que seria adolescente. Enquanto a imagem é exibida, uma narração faz sérias acusações contra o prefeito, insinuando que ele seria conivente com os crimes sexuais praticados na cidade.
Após tomar conhecimento do material, Márcio Viana procurou a polícia e registrou um boletim de ocorrências. A polícia instaurou um inquérito e passou a investigar o caso. Durante a análise dos materiais, os peritos identificaram que para fazer a montagem, foram utilizadas imagens de um homem com características físicas semelhantes às do prefeito de Vitória do Xingu, o que facilitou o trabalho de edição e adulteração do rosto.
Ao fazer a leitura do vídeo quadro a quadro, e ampliar a imagem, os peritos identificaram preenchimentos de cor e textura, com diferenças nos padrões de píxeis, além de distorções nos traços anatômicos do nariz e da boca. Outra divergência identificada na avaliação quadro a quadro foi identificada no contorno da cabeça, em especial, no cabelo. Com a utilização de técnicas avançadas aplicadas pela perícia, o laudo mostra que aspectos da imagem original foram removidos durante a edição e quais foram aplicados, para fazer parecer que o homem deitado na cama, supostamente com uma adolescente, era o prefeito de Vitória do Xingu.
Nossa equipe conversou com a assessoria de comunicação do prefeito Márcio Viana, com a conclusão do inquérito e o resultado do laudo, o prefeito aguarda agora que os responsáveis pela montagem e distribuição do vídeo fake sejam identificados e presos.