Na manhã da última quarta-feira (11), o prefeito de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, Márcio Viana, compareceu à Delegacia de Polícia Civil para denunciar que foi vítima de uma montagem em um vídeo em que é acusado de pedofilia.
O vídeo foi rapidamente compartilhado em diversos grupos de aplicativo de mensagens e mostra um homem praticando atos libidinosos com uma jovem que seria adolescente. No conteúdo dá para perceber que uma acusação séria é feita contra Márcio Viana, atual prefeito de Vitória do Xingu, no sudoeste paraense, e candidato a reeleição.
No mesmo dia em que começou a ser compartilhado, o caso foi parar na delegacia da cidade, um boletim de ocorrências foi registrado por Márcio, ele informou que, na verdade, foi vítima de calúnia e difamação. Além dele, o primo Anderson Ribeiro também é acusado no vídeo pelo crime de estupro.
“Pela manhã a gente soube, através das redes sociais, em grupos de WhatsApp aqui de Vitória do Xingu e região, a circulação de vídeo, e a gente veio até a delegacia, fez a ocorrência e o delegado de imediato abriu inquérito para apurar os autores do vídeo e os autores da divulgação.”, diz o advogado Arnaldo Gomes.
A equipe de reportagem da Vale do Xingu, conseguiu apurar que o vídeo se trata de uma montagem e a gravação verdadeira, postada em um site de conteúdo adulto, foi baixada e manipulada.
“Inicialmente a gente apura primeiro quem foi que realizou as montagens, ou quem realizou as primeiras montagens e depois quem foi que divulgou, que também é crime. O fato de divulgar também é crime. E Pela verificação das procedências iniciais é nítido que foi uma montagem”, afirma o delegado Rafael Andrade.
No boletim de ocorrências foi identificado de ontem, o conteúdo pode ter sido compartilhado primeiro. Segundo o delegado Rafael, a montagem já foi encaminhada para perícia, onde poderá ser identificado data, horário e como foi feita a modificação. Ainda no vídeo foi incluído uma reportagem feita pela equipe de Jornalismo da Vale do Xingu sobre um caso de estupro registrado em agosto deste ano e que não tem nenhuma relação com Márcio ou o primo.
Mín. 22° Máx. 39°