Polícia Militar da cidade de Porto de Moz, no sudoeste do Pará, realizou uma operação para prender um tio acusado de estuprar a própria sobrinha de apenas 11 anos, na área rural da comunidade de São Sebastião da Boca do rio Aquiqui, que fica mais de 50 quilômetros do centro urbano do município. A polícia se deslocou até a localidade com a ajuda de outras pessoas que conheciam o espaço, que por ser de difícil acesso, os agentes tiveram um pouco de dificuldade com a locomoção.
Os abusos aconteciam desde os oito anos, e durante um revista no celular da criança, foram achados diversos vídeos e áudios do suspeito solicitando que a vítima o enviasse matérias pornográficas, ainda foram encontrados diversos partes de vídeos de relações sexuais entre a criança e o suspeito. Após ter a informação de que estaria sendo procurado, ele fugiu do local e entrou na mata. Os policiais militares então continuaram as buscas, que inclusive adentrou a noite, e por volta de 06h o suspeito foi localizado nas margens do Rio Amazonas.
Ao ser indagado se teria estuprado a sobrinha, ele confirmou o ato diante dos agentes e outras pessoas que estavam no local, após isso ele foi detido e levado na manhã do dia seguinte para a sede da Delegacia de Polícia Civil de Porto de Moz, onde foi ouvido e permanece detido. Posteriormente ele deverá ser encaminhado para o Complexo Penitenciário de Vitória do Xingu, onde ficará custodiado e a disposição da justiça.
Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Pará (SEGUP), no ano de 2023 o município de Porto de Moz registrou cinco casos de estupro. A produção de jornalismo da Vale do Xingu realizou um levantamento sobre os casos de estupro registrados até agora, onde 7 registros foram contabilizados no município de janeiro até setembro.
Mín. 22° Máx. 40°