Aplicativo Pardal já recebeu 17 denúncias nas cidades do Xingu. A cidade de Altamira, sudoeste do Pará, aparece com 9 registros no aplicativo criado pela Justiça Eleitoral. Até o momento, segundo dados do Aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, o Pará registrou 559 denúncias, 205 denúncias contra candidatos a prefeitos; 246 contra candidatos a vereador, 103 denúncias contra coligações, e 5 contra candidatos a vice-prefeitos.
Criado pela Justiça Eleitoral, através do Tribunal Superior Eleitoral, o aplicativo Pardal passou a receber denúncias no último dia 16 de agosto. O aplicativo pode ser baixado nos celulares com sistema Android e IOS, e por ele é possível fazer denúncias de crimes eleitorais que serão verificados com apoio da polícia. Na região do Xingu, até o momento Altamira lidera o número de denúncias no aplicativo, com 9 no total, em seguida vem Pacajá com 3, São Félix do Xingu com 3, e Uruará, região sudoeste paraense, com 2 denúncias de propaganda eleitoral irregular.
O aplicativo só recebe denúncias sobre propaganda eleitoral irregular. Caso a denúncia seja relacionada a desinformação ou fake news, o usuário do aplicativo Pardal é direcionado para o link do SIADE, que é o sistema de alerta de desinformação eleitoral.
Para baixar o aplicativo basta acessar a loja de aplicativos no celular, e procurar por Pardal. Após baixar, é preciso ler os termos, aceitar, e em seguida acompanhar as etapas até chegar a essa página, onde o eleitor pode optar por entrar usando o título de eleitor ou a conta GOV.
Segundo o aplicativo, em todo o país já foram feitas 21.355 denúncias via aplicativo, São Paulo lidera entre os estados com mais denúncias, ao todo já foram feitas 4.248, Minas Gerais vem em 2º com 2.486, Pernambuco com 2.304. Roraima é o estado com menos denúncias até agora, 15 no total. Em todos os casos denunciados via aplicativo Pardal, os candidatos a vice-prefeito foram os que menos receberam denúncias, até agora.
Mín. 22° Máx. 40°