A segunda edição da Expedição Pescadoras do Xingu começou reunindo as participantes e contou com a entrega de kits personalizados, incluindo camisas exclusivas com o tema da expedição, que já se tornou símbolo de orgulho e pertencimento entre as participantes.
Entre o grupo está a bancária Lorena. Com três anos de experiência na pesca nas águas do rio Xingu, ela compartilhou a empolgação em participar pelo segundo ano consecutivo. "Fui motivada pela família e o esporte ficou no sangue e é algo que não é terapia, mas virou terapêutico.", conta Lorena Souza.
O evento, que tem como foco a pesca esportiva, é promovido pela Cia da Pesca e Amigos, e já se consolidou como uma referência na região, celebrando a força e a união das mulheres pescadoras.
"Na primeira [expedição] tivemos 36 mulheres, na segunda 56, então a intenção é cada vez mais incluir mais mulheres. A gente sabe que a pescaria é vista mais no mundo masculino e temos aqui em Altamira muita mulher que gosta de pescar. Resolvemos nos unir e tirar esse momento de lazer e de nos conectar com a natureza", afirma Jéssica Larissa, empresária.
Além da entrega das camisas, durante o evento aconteceu uma palestra abordando a Campanha "Setembro Amarelo" que trouxe uma importante reflexão sobre a conscientização e a prevenção do suicídio. A campanha nacional ocorre durante todo o mês de setembro, e busca sensibilizar a sociedade para a importância da saúde mental e a necessidade de discutir o tema do suicídio de forma aberta e acolhedora.
"No dia 10 de setembro temos o dia mundial do Setembro Amarelo e vou falar um pouco com essas mulheres sobre como identificar alguns sinais e sintomas e o que fazer quando você está diante de uma pessoa que está em sofrimento extremo.", explica a psicóloga Kaillym Torres.
Durante a expedição, as pescadoras enfrentarão as águas do Xingu em busca de espécies de peixes da região, como o tucunaré e o peixe-sabão. Como parte das regras da pesca esportiva, após a captura e o registro fotográfico, os peixes serão devolvidos ao rio, preservando assim o ecossistema e promovendo a prática sustentável.
"Esse ano nós vamos ficar na Pousada das Mangueiras que fica no rio Xingu, tem ótimos pontos de pesca, como aumentou o número de mulheres, a gente resolveu fazer nesse local", afirma Jéssica Larissa.
Mín. 22° Máx. 40°