Criminosos abordam clientes de advogados e cobram taxas para agilizar processos, em Altamira, no sudoeste do Pará. A orientação do advogado Heverton Tavares, Presidente da Comissão de Direito Previdenciário, é clara e simples, e ele faz o alerta após dezenas de pessoas serem abordadas por criminosos, que se apresentam como advogados e têm em mãos números de processos e seus dados pessoais.
Segundo o advogado, mais de 50 pessoas já ligaram perguntando sobre essas cobranças de taxas e pelo menos duas pessoas caíram no golpe e fizeram o pagamento. Após perceberem que se tratava de um golpe, as vítimas entraram em contato com o escritório de advocacia.
Em alguns registros de tela liberados pelo advogado, que foram enviados por vítimas dos golpistas. É possível perceber que os dados são verdadeiros, a vítima abordada pelo criminoso realmente é cliente de um escritório de advocacia e está com um processo previdenciário em andamento. Mas os valores citados pelos criminosos são falso, foram inventados, tudo para chamar a atenção de quem está do outro lado da linha, e aguardando ansioso por uma resposta da justiça.
Um dos criminosos pegou uma foto do advogado nas redes sociais e com um número de telefone, criou uma conta em um aplicativo de mensagens. Foi assim que ele conseguiu abordar com mais facilidade as vítimas, passando um ar de seriedade. Para evitar que mais pessoas sejam abordadas e caiam nos golpes, o advogado alerta as pessoas, e pede atenção sempre que alguém ligar pedindo dados ou fazendo cobranças em nome de terceiros.
Mín. 22° Máx. 40°