Imagina ir a um atendimento em uma instituição de saúde pública e ser atendido por um personagem favorito? Difícil de acontecer? Não, pois o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, proporciona este encontro de uma forma bem divertida, e, nesta sexta-feira (30), não foi diferente sendo promovida mais uma edição do "Dia do Herói", evento lúdico que envolve usuários e seus acompanhantes com profissionais da instituição, que juntos, despertam o imaginário em meio aos atendimentos.
Desde 2019, o "Dia do Herói" é sempre realizado toda última sexta-feira de cada mês com os profissionais recebendo os reabilitandos para os atendimentos caracterizados de personagens de suas escolhas, tornando assim, o ambiente em saúde ainda mais divertido e atrativo. A temática deste mês destacou o seriado mexicano da década de 80, a "Turma do Chaves", conduzido por profissionais que integram o setor de Arte e Cultura.
Ivana Pimentel, presidente do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), setor que organiza o evento em parceria com o Arte e Cultura, pontua que a atividade tem o objetivo de “valorizar todos os colaboradores reconhecendo a importância de seu trabalho no atendimento em saúde porque são de fato os heróis da vida real dos reabilitandos; o profissional que fica na portaria até os terapeutas e médicos. Para quem não quer se caracterizar todo, pode participar vestindo uma camisa que estampe o super-herói para simbolizar o Dia. O importante é todos entrarem no lúdico”.
Emília Lima, 47 anos, e cuidadora em tempo integral do neto, Pedro Lima, de 10 anos, participaram juntos do evento enquanto o menino aguardava a realização de exame ambulatorial.
“Achei importante para os usuários, porque às vezes, a gente sai de casa sem motivação pela rotina agitada. Então, o que eu vi é que os profissionais do CIIR trazem essa motivação tanto para as crianças quanto aos acompanhantes. É sempre bom ser atendimento em locais com clima leve e, aqui no CIIR, tem isso”, celebra.
Referência -O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço:O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58 /59.
Mín. 22° Máx. 40°