Com objetivo de prevenir a violência e a criminalidade, o 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Altamira, sudoeste do Pará, deu início ao projeto "PMzito", que atualmente conta com uma turma de 40 alunos, com crianças de 10 a 15 anos. O projeto tem duração de seis meses, com aulas que envolvem as matérias de Ética e Cidadania, Direitos Humanos, Meio Ambiente, Prevenção ao Uso de Drogas e entre outras.
“O papel da polícia hoje, a gente pode dizer que é um papel preventivo, preventivo por quê? Porque a gente tá trabalhando no preventivo primário, o que foi determinado pela polícia que visa o projeto, são crianças de 10 a 15 anos. Então aquele momento que os jovens estão fazendo as suas escolhas. Então o projeto, juntamente com uma parceria com os pais, com a escola, a gente vai visar dar um caminho para eles escolherem, ou seja, a tomada de decisões certas, as escolhas corretas.”, diz o Cabo Gleison.
Continua após a publicidade
O projeto ainda ajuda a desenvolver as habilidades físicas dos alunos na área dos esportes. Futebol e artes marciais são algumas das atividades que os participantes desenvolvem, e alguns deles conversaram com a equipe de Jornalismo da Vale do Xingu.
"É uma experiência muito boa, a gente aprende mais sobre cidadania, e a gente tá aprendendo né, pra quando a gente crescer, sabermos o que é, e lembrarmos de tudo que a gente aprendeu aqui no começo. E para quando a gente crescer a gente saber como é isso, e o que é aquilo", afirma o estudante, Artur Yves
"[Aprendi] a marchar, saber o que é esquerda e direita. (...) Se as pessoas me oferecem doces, você tem que ligar para polícia, porque vai acontecer de ele te levar para o carro", disse Jhony Victor, de apenas 11 anos.
A previsão para o ano que vem, é ampliar o projeto, para serem disponibilizadas duas turmas, uma à tarde e outra de manhã, para que as crianças e adolescentes possam ser capacitados e instruídos. Na primeira turma deste ano, há 40 alunos, e a previsão é que mais vagas sejam disponibilizadas ano que vem.
Todas as terças e quintas-feiras, a Lara Sophia tem um compromisso que não pode adiar de forma alguma. Ela conta que desde que entrou no projeto PMzito ganhou muito conhecimento em diversas áreas. "A experiência é ótima, a gente aprende várias coisas. Muito bom, você aprende coisas que você nunca viu, e aprende artes marciais."”, diz a aluna, de apenas 12 anos.
"A vontade do nosso coordenador é ampliar esse quantitativo para o ano que vem, com duas turmas que conterão diversos módulos que envolve outros órgãos, como os bombeiros, a polícia civil e outros, e em 6 meses esse jovens estão capacitados com as instruções corretas das boas práticas da sociedade.", conta Gleison.
A ação mostra que além de garantir a segurança, através do conhecimento repassado pela Polícia Militar, os jovens e profissionais do futuro tenham uma vida longe do crime e garantir essa vivência é sem dúvidas O Lado Bom de Altamira.
Mín. 22° Máx. 40°