O temporal registrado nesta terça-feira (27) em Anapu, no sudoeste do Pará, também causou prejuízos em uma escola. Assustados, os cerca de 400 alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Helena Cruz correram para se esconder. A força do vento foi tão grande, que parte do telhado desabou.
A chuva pegou os alunos de surpresa, eles tinham acabado de entrar para o turno da tarde, quando tudo começou. Sem poder sair, eles correram para os corredores para registrar a chuva de granizo.
Com as temperaturas lá em cima por conta da onda de calor que a região vem enfrentando e a umidade perto dos 90%, a formação de chuvas estava prevista, e segundo a meteorologia, pelo menos duas cidades do Xingu seriam contempladas.
"As imagens de satélites mostram formação de nuvens carregadas que se deslocam no Meridiano e passa pela região do Xingu, em grande parte. Essas nuvens estão frias e carregadas, com formação, inclusive, de gelo, que podem causar chuvas em áreas isoladas, com ventanias ou até queda de granizo", afirma José Raimundo Abreu.
A previsão acertou, e o temporal veio acompanhado de granizo em Anapu. Os estragos foram registrados em vários pontos da cidade. Lojas perderam letreiros e até a cobertura, casas ficaram sem o telhado, muros caíram, árvores foram arrancadas, na escola, as telhas foram lançadas e ficaram espalhadas pelo pátio. Apesar do susto, a secretaria de educação do município informou que os estragos foram mínimos e que ninguém se feriu. Enquanto a cidade volta ao normal, os moradores contabilizam os prejuízos.
Mín. 22° Máx. 40°