Uma chuva intensa e de surpresa, causou estragos em Anapu, no sudoeste do Pará, no início da tarde desta terça-feira (27). De acordo com os moradores, a chuva foi tão intensa, que a cobertura de um galpão não resistiu e desabou.
Particular, o galpão pertence a uma empresa que faz locação de máquinas pesadas. O barulho assustou quem passava pelo local. Mas esse não foi o único prejuízo registrado no município durante o temporal.
Moradores relataram à nossa equipe que a chuva começou por volta das 13h e já chegou intensa. Em pouco tempo, as nuvens carregadas fecharam o céu no município, e quem estava na rua precisou se abrigar.
Ver essa foto no Instagram
Acompanhada de ventos fortes, a chuva arrancou telhados, e deixou moradores desalojados. Segundo a meteorologia, a previsão para esta terça-feira em Anapu era de calor excessivo, com temperatura variando entre 32° e 22º. A probabilidade de chuva era de 40%, e com a umidade em 80%, pancadas de chuva eram esperadas para a cidade ou área rural.
Com as temperaturas lá em cima por conta de um bloqueio atmosférico, a previsão é que 2024 seja ainda mais quente que 2023, especialmente nos estados do Pará, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Maranhão, Piauí e Ceará, com máximas que podem variar entre 35º, 37º e 38º.
A tendência, segundo os meteorologistas, é que a massa de ar quente e seco vá ganhando força e se espalhe pelo Norte, Nordeste e Centro Oeste, podendo atingir outras regiões. Por outro lado, o ar quente favorece a chamada chuva de verão, isso porque o ar quente é mais leve e instável, com isso a nuvem sobe na atmosfera, e se tiver muita umidade, esse é o combustível para a formação mais rápida da chuva.
Outro detalhe chama atenção nesses temporais de verão, não raro, eles podem vir acompanhados de granizo, e foi justamente isso que aconteceu em Anapu. As pedras de gelo ajudaram a intensificar os prejuízos. Em outro imóvel, o morador viu algumas telhas serem arrancadas. A cena foi assustadora. Com as pedras de granizo caindo no chão, os moradores trataram de registrar tudo.
Mín. 22° Máx. 40°