Uma caminhonete saiu da pista e foi parar em uma área de matagal no km 746, às margens da BR-230 em Medicilândia, no sudoeste do Pará. Motoristas relataram que o condutor da caminhonete teria perdido o controle da direção, na manhã do último domingo (25).
Sem asfalto, e com o acúmulo de poaca, os pneus podem ter perdido a aderência com o chão o que pode ter ocasionado o acidente. Registros foram feitos por populares que passavam pelo local. Nas imagens é possível ver a caminhonete branca em meio ao mato.
Ao atingir o matagal, a caminhonete ficou presa em uma vala gigantesca. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que atendeu à ocorrência, a caminhonete saiu da pista e capotou. Cinco pessoas estavam no veículo. Três ficaram ilesas e duas sofreram lesões leves.
O veículo estava no sentido seguindo Medicilândia/Brasil Novo quando o condutor perdeu o controle, por motivo ainda não esclarecido, segundo a PRF. O teste de etilômetro foi realizado no condutor e deu negativo para consumo de álcool. Todos os ocupantes foram levados para o Hospital Municipal de Medicilândia.
A causa do acidente pode ter sido o estouro de um pneu, mas isso precisa ser confirmado após a retirada do veículo. Outra versão informada foi de que o motorista teria tentado uma ultrapassagem. Por conta da estiagem, a pista fica seca. Os veículos vão passando e levantando o pó, que ao retornar ao solo, vai se acumulando formando uma espessa camada, o que oferece risco aos condutores.
Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostram que entre o excesso de velocidade, ultrapassagem em locais inapropriados e condução sob efeito de álcool estão no topo da lista dos motivos que levam os motoristas a se envolverem em acidentes na BR-230.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Pará, de janeiro até agora já foram registradas mais de 4.700 ocorrências de trânsito no estado, 22 ocorrências foram registradas em Medicilândia. Nesse mesmo período, 11 acidentes envolvendo caminhonetes foram registrados na região, em um desses registros, o veículo acabou capotando com 7 pessoas da mesma família.
No acidente, todos ficaram feridos, alguns com fraturas, entre eles, uma criança de apenas 3 anos. O acidente aconteceu no mês de junho, na época, motoristas ajudaram no resgate e acionaram socorro médico. O trecho onde o acidente aconteceu, também não tinha asfalto.
Mín. 22° Máx. 40°